Mundo

Chávez rejeita conselho rebelde líbio e Kadafi agradece apoio

O líder líbio expressou sua preocupação com a atitude de alguns Estados que reconheceram o Conselho Nacional de Transição

Hugo Chavez: para o líder venezuelano, essa instância formada pelos líderes da rebelião líbia "viola e destroi as bases do direito internacional" (AFP/presidencia)

Hugo Chavez: para o líder venezuelano, essa instância formada pelos líderes da rebelião líbia "viola e destroi as bases do direito internacional" (AFP/presidencia)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 20h35.

Caracas - O líder da Venezuela, Hugo Chávez, rejeitou nesta segunda-feira a autoridade do Conselho Nacional de Transição na Líbia, integrado por rebeldes contrários ao regime de Muammar Kadafi, que agradeceu o apoio de Caracas em mensagem enviada por um emissário.

"Avalio altamente suas nobres posições de apoio ao povo líbio (...) Esperamos contar com a continuidade desse respaldo que reforçou nossa fortaleza", afirmou Kadafi, segundo uma carta lida por Chávez em cadeia nacional de rádio e televisão.

O líder líbio expressou, além disso, sua preocupação com a atitude de alguns Estados que reconheceram ao Conselho Nacional de Transição.

"Rejeitamos de maneira categórica (...) Não reconhecemos essa pantomima de um Governo de transição e a falsa parafernália desses países europeus e outros que reconheceram um grupo de terroristas", afirmou Chávez.

Para o líder venezuelano, essa instância formada pelos líderes da rebelião líbia "viola e destroi as bases do direito internacional".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁfricaVenezuelaLíbiaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Chefe de gabinete de premier britânico renuncia após escândalo de Epstein

Terremoto de 5,5 graus de magnitude atinge Cuba

Irã rejeita abrir mão do enriquecimento de urânio — mesmo em cenário de guerra

Tailândia encerra votação em eleições gerais e referendo sobre nova Constituição