Mundo

Chávez descarta interferir na agenda de Papa e Raúl Castro

Nas últimas horas, cresceram as especulações sobre uma possível reunião nesta terça-feira entre Bento XVI, Fidel Castro e Hugo Chávez

Durante sua aparição na televisão, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba" (©AFP / Miguel Angel Angul)

Durante sua aparição na televisão, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba" (©AFP / Miguel Angel Angul)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 17h49.

Havana - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que está em Cuba em tratamento contra um câncer, afirmou nesta terça-feira que "não interferirá" na agenda do Papa e do presidente Raúl Castro em Havana, enquanto anunciou um almoço à tarde com o líder Fidel Castro.

O Papa "é um chefe de Estado, e eu sou um chefe de Estado, Raúl (Castro) é um chefe de Estado, eles têm sua agenda, não vou interferir em nada, apenas cumprimento Bento XVI e cumprimento sua presença nesta Cuba amada", disse Chávez.

Nas últimas horas, cresceram as especulações sobre uma possível reunião nesta terça-feira entre Bento XVI, Fidel Castro e Hugo Chávez.

Em uma reunião com vários de seus ministros em Havana, transmitida pela rede oficial venezuelana VTV, Chávez assegurou que ia "ver Fidel esta tarde", pedindo a seu amigo e aliado que lhe esperasse para "almoçar peixe".

Bento XVI será recebido na tarde desta terça-feira no Palácio da Revolução, centro do poder comunista, pelo presidente Raúl Castro, no segundo dia de sua visita oficial à ilha comunista.

Durante sua aparição na televisão venezuelana, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba".

"De que maneira o povo cubano, com que respeito, com que devoção recebeu Sua Santidade Bento XVI", afirmou Chávez, de 57 anos, e no poder desde 1999.

Desde que teve diagnosticado um câncer em junho de 2011, cuja localização nunca revelou, Chávez passou longas temporadas em Cuba, onde está a equipe médica que o trata.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBento XVICubaHugo ChávezPapasPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia