Mundo

Chanceleres do G8 discutem Síria e Coreia do Norte

O encontro ocorre no momento em que a Síria ameaça violar um acordo de cessar-fogo e a Coreia do Norte afirma que lançará um foguete de longo alcance

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse na terça-feira que vai intensificar as conversas com seu colega russo, Sergei Lavrov, sobre o plano de paz da ONU (Paul J. Richards/AFP)

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse na terça-feira que vai intensificar as conversas com seu colega russo, Sergei Lavrov, sobre o plano de paz da ONU (Paul J. Richards/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 08h08.

Washington - Ministros das Relações Exteriores do grupo das oito principais economias do mundo vão se reunir nesta quarta-feira para pressionar por uma ação internacional sobre questões de segurança envolvendo a Síria e a Coreia do Norte. Diplomatas dos Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão se reúnem no momento em que a Síria ameaça violar um acordo de cessar-fogo e a Coreia do Norte afirma que lançará um foguete de longo alcance.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse na terça-feira que vai intensificar as conversas com seu colega russo, Sergei Lavrov, sobre o plano de Kofi Annan, enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, que determina o cessar-fogo no país. O encontro ocorrerá à margem da reunião de dois dias do G8. Como as outras capitais do grupo, Moscou, aliada militar síria, apoiou o plano. Vetou, porém, as medidas do Conselho de Segurança da ONU que condenam o presidente da Síria, Bashar Assad.

Os ministros do G-8 também vão discutir o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte, que Pyongyang afirma ter como objetivo colocar um satélite em órbita - mas que Estados Unidos e seus aliados garantem ser um teste de míssil disfarçado, promovido pela nação que possui armas nucleares. O lançamento do foguete está previsto para ocorrer entre os dias 12 e 16 de abril. Durante coletiva de imprensa conjunta em Washington na terça-feira, Hillary e o chanceler japonês, Koichiro Gemba, alertaram que a ONU tomará medidas "apropriadas" se a Coreia do Norte insistir em seguir adiante no lançamento. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDiplomaciaG7 – Grupo dos SeteSíria

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua