Mundo

Cetesb decide multar diariamente shopping de São Paulo

Center Norte terá que pagar R$ 17.450,00 por dia por atender as exigências da agência; temor é que local corra risco de explodir

Shopping Center Norte: risco de explosão, segundo a Cetesb (Divulgação)

Shopping Center Norte: risco de explosão, segundo a Cetesb (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2011 às 16h59.

São Paulo - A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) decidiu aplicar multa diária de R$ 17.450,00 ao Shopping Center Norte, na zona norte da capital paulista. O centro comercial não atendeu a exigência de implantar sistema emergencial de drenos de extração de gases, medidas de intervenção necessárias para afastar o risco de explosão na área do empreendimento.

A área do shopping, ao lado da Marginal Tietê, entrou semana passada para a lista de Áreas Contaminadas Críticas, após ser constatada a existência de gás metano no terreno que, durante décadas, serviu como depósito de lixo.

A multa será mantida até que a direção do Center Norte atenda as exigências da Cetesb, que consiste na implantação do sistema de extração dos gases, na investigação detalhada e avaliação de risco nas áreas do Center Norte, Lar Center e supermercado Carrefour, e na implementação dos Planos de Monitoramento, Comunicação e Gerenciamento do Risco e Contingência.

Representantes da empresa de consultoria ambiental contratada pelo shopping, acompanhados pelos advogados do empreendimento, estiveram reunidos hoje, na sede da Cetesb, para conversarem previamente sobre as medidas de intervenção que serão apresentadas para avaliação da agência ambiental.

Acompanhe tudo sobre:Center Nortecidades-brasileirasEmpresasMeio ambienteMetrópoles globaissao-pauloShopping centers

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia