Mundo

Ceta parado; Maduro e o Papa…

Trump: nova denúncia Em entrevista a uma emissora de rádio, o presidenciável republicano Donald Trump rebateu a atriz Jessica Drake, que acusou o magnata de tê-la beijado à força e oferecido dinheiro a ela. Trump fez piada sobre o caso e disse que “tem certeza de que ela nunca foi ‘pega’ antes”. A denúncia foi […]

CETA: Uma manifestante segura faixa contra o acordo entre União Europeia e Canadá, em frente a parlamento belga / Francois Lenoir/Reuters

CETA: Uma manifestante segura faixa contra o acordo entre União Europeia e Canadá, em frente a parlamento belga / Francois Lenoir/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2016 às 18h01.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h51.

Trump: nova denúncia

Em entrevista a uma emissora de rádio, o presidenciável republicano Donald Trump rebateu a atriz Jessica Drake, que acusou o magnata de tê-la beijado à força e oferecido dinheiro a ela. Trump fez piada sobre o caso e disse que “tem certeza de que ela nunca foi ‘pega’ antes”. A denúncia foi divulgada no sábado 22, e soma-se às mais de 10 acusações de assédio atribuídas a Trump. O bilionário negou todas as denúncias e prometeu que, após o fim da eleição, processará cada uma das mulheres que o acusaram.

Uma semana em Mossul

A ofensiva de Estados Unidos, Iraque, Turquia e forças curdas contra Mossul completou uma semana nesta segunda-feira. A cidade iraquiana é considerada a capital do califado declarado pelo grupo terrorista Estado Islâmico. No fim de semana, Trump afirmou que os ataques americanos estavam sendo um “total desastre”. A presidenciável democrata Hillary Clinton respondeu nesta segunda-feira, afirmando que o republicano está “declarando a derrota antes que a batalha comece”.

CETA: ainda dá tempo?

Em uma conversa de emergência, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, discutiram os esforços possíveis para salvar o Ceta, acordo comercial entre a União Europeia e o Canadá. O combinado era que o tratado fosse assinado em uma reunião na quinta-feira 27, mas o texto foi rejeitado por um parlamento regional da Bélgica, e assim não obteve a aprovação dos 28 países da UE. O governo belga afirmou que não pode passar por cima da decisão legislativa. Em sua conta no Twitter, Tusk disse que a assinatura na quinta-feira “ainda é possível” e encorajou os belgas a encontrar uma solução.

Maduro e o papa

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi recebido pelo papa Francisco em uma audiência no Vaticano, ainda que a reunião não estivesse na agenda oficial do papa nem do presidente. Segundo a assessoria da Santa Sé, o encontro ocorreu “no âmbito da preocupante situação” venezuelana, e o papa encorajou Maduro a seguir o caminho do “diálogo sincero e construtivo” para “aliviar o sofrimento das pessoas”. A oposição venezuelana já havia pedido ao Vaticano que mediasse as conversas para o fim da crise política no país. Na semana passada, as tensões se agravaram após a Justiça eleitoral suspender o processo de coleta de assinaturas para a convocação de um referendo que decidiria sobre a permanência de Maduro no poder.

Os líderes chineses

Mais de 400 membros do Partido Comunista Chinês se reuniram para o penúltimo encontro antes da convenção que decidirá sobre o sucessor do presidente Xi Jinping, no ano que vem. No evento — que é o mais importante do ano e vai até quinta-feira 27 — líderes partidários debatem questões internas do partido e do país. Em 2015, por exemplo, o partido optou por encerrar a política do filho único. O encontro também pode servir de vitrine para possíveis sucessores de Xi Jinping.

AT&T e Time Warner caem

As ações do conglomerado de mídia Time Warner e da empresa de telecomunicações AT&T caíram nesta segunda-feira devido ao temor de que agências reguladoras americanas não aprovem a fusão de 85,4 bilhões de dólares anunciada no sábado 22. Os papéis da Time Warner, dona de canais como HBO e CNN e da produtora de filmes Warner Bros., recuaram mais de 2% — 20% menos que os 107,5 dólares pagos pela AT&T. Enquanto isso, as ações da AT&T apresentavam queda de quase 1,8% no fim da tarde. O presidente executivo da AT&T, Randall Stephenson, disse estar confiante quanto à aprovação e reiterou que as companhias trabalham em áreas diferentes.

Fusão arriscada

Os desafios da AT&T e da Time Warner para consolidar a fusão não acabam na regulação: a agência de classificação de risco Standard & Poor’s disse nesta segunda-feira que pode rebaixar a nota de crédito da gigante das telecomunicações. O mesmo alerta foi dado por outra agência, a Moody’s. Estima-se que a compra da Time Warner poderá fazer as dívidas da AT&T chegarem a 170 bilhões de dólares.

Visa cresce

Maior operadora de cartões de crédito do mundo, a Visa anunciou crescimento de 27,7% no último trimestre. O motivo, segundo a empresa, é que os clientes consumiram mais usando seus cartões. O faturamento da companhia também cresceu 19,3%, chegando a 4,26 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país