Mundo

CE recebe mensagem de inquietação de cidadãos italianos

A Comissão Europeia destacou que espera que a "Itália cumpra com seus compromissos" de reformas após as eleições


	Urnas de votação são abertas em Roma: a Itália, terceira economia da Eurozona, está afundada em um atoleiro político após as eleições legislativas
 (Filippo Monteforte/AFP)

Urnas de votação são abertas em Roma: a Itália, terceira economia da Eurozona, está afundada em um atoleiro político após as eleições legislativas (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 11h10.

Bruxelas - Recebemos "a mensagem de inquietação" enviada pelos cidadãos italianos, afirmou nesta terça-feira um porta-voz da Comissão Europeia (CE), ao destacar que espera que a "Itália cumpra com seus compromissos".

"Recebemos a mensagem de inquietação enviada pelos cidadãos italianos", acrescentou o porta-voz, ao informar que a CE "espera que a Itália cumpra com os compromissos" de reformas estruturais que assumiu com Bruxelas.

"A Itália assumiu compromissos com a Comissão e com outros Estados membros (da Eurozona), entre eles a redução do déficit, a redução da dívida e reformas estruturais", declarou.

"Estamos confiantes na capacidade da Itália para formar rapidamente um governo e respeitar seus compromissos europeus", insistiu.

A Itália, terceira economia da Eurozona, está afundada em um atoleiro político após as eleições legislativas: a coalizão de esquerda liderada por Pier Luigi Bersani obteve por uma escassa margem a maioria na Câmara de Deputados, mas o Senado se perfila sem maioria clara, em uma forte disputa com a direita do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Esta situação, sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial, ameaça a governabilidade, já que a formação de um gabinete requer o apoio das duas câmaras.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsUnião EuropeiaEleições

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas