Mundo

Católicos opinam sobre como deve ser o novo papa

Diferentemente do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, e dos vaticanistas, os fiéis acreditam que o processo eleitoral para escolha do novo papa será breve


	Fiéis se reúnem na Praça de São Pedro, no Vaticano: os turistas franceses Jean Paul Basienana e Victoire Guiraud estão confiantes em que hoje verão a fumaça brança
 (REUTERS/Eric Gaillard)

Fiéis se reúnem na Praça de São Pedro, no Vaticano: os turistas franceses Jean Paul Basienana e Victoire Guiraud estão confiantes em que hoje verão a fumaça brança (REUTERS/Eric Gaillard)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 11h49.

Vaticano – Os fiéis que visitam a Praça de São Pedro, no Vaticano, fazem sugestões e dão opiniões sobre o perfil do sucessor do papa emérito Bento XVI. Brasileiros e estrangeiros torcem para que o papa promova mudanças na Igreja Católica Apostólica Romana.

Diferentemente do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, e dos vaticanistas (especialistas em temas do Vaticano), os fiéis acreditam que o processo eleitoral será breve.

Os turistas de Belo Horizonte (Minas Gerais) Marcos de Oliveira Pimentel e Zaide Pimentel se disseram emocionados por estar em Roma, no momento em que o conclave começa. Para o casal, o momento histórico e o exemplo de Bento XVI devem guiar os 115 cardeais que se reunirão a partir de hoje (12).

“É um momento histórico e eu me sinto honrada de estar aqui acompanhando tão de perto. É tudo muito especial”, disse Zaide, que chegou hoje à capital italiana. “Eu espero, sinceramente, que o exemplo de coragem de Bento XVI, que tentou fazer reformas na Igreja, sirva de exemplo”, acrescentou Pimentel.

Segurando uma faixa, na qual escreveu: “Francesco para Papa (Francisco para Papa, em português)”, o italiano Saverio disse que faz campanha para que o sucessor de Bento XVI tome como inspiração São Francisco de Assis. “É importante seguir o exemplo de São Francisco de Assis na sua humildade”.

Os turistas franceses Jean Paul Basienana e Victoire Guiraud estão confiantes em que hoje verão a fumaça brança – símbolo da eleição do papa – saindo da chaminé da Capela Sistina. “Minha aposta é que o papa eleito virá da América Latina ou da África”, disse Basienana. “Também acredito que o sucessor de Bento XVI será um latino, o que será muito bom para todos”, completou.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapasVaticano

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros