Donald Trump: presidente tem aumentado o nível da retórica contra o regime saudita por causa de desaparecimento de jornalista (Leah Millis/Reuters)
AFP
Publicado em 23 de outubro de 2018 às 18h40.
O presidente americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira (23) que a morte do jornalista Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul conduziu a um dos "piores acobertamentos da história".
"Eles tiveram uma ideia muito ruim, para começar. Foi mal executada e o acobertamento foi um dos piores da história", declarou Trump do Salão Oval.
Apesar das críticas, Trump tem oscilado entre a condenação ao regime saudita e a relativização da participação do governo do país no caso, sobretudo porque o regime saudita é um dos principais aliados dos Estados Unidos no Oriente Médio, além de estar entre os maiores produtores de petróleo do mundo.
Além de Trump, o presidente Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também se manifestou nesta terça-feira, dizendo que a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita, em Istambul, foi resultado de “um assassinato planejado”.