Carro invade base americana na Inglaterra; atentado é descartado
O incidente ocorreu em RAF Mildenhall, sede da 100ª ala de reabastecimento aéreo da Força Aérea americana
AFP
Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 18h05.
Um veículo invadiu um posto de controle de uma base americana na Inglaterra e uma equipe militar dos Estados Unidos respondeu com disparos, em um incidente classificado como não terrorista, indicou a Polícia nesta segunda-feira (18).
"A investigação de um incidente na RAF Mildenhall confirma que o caso não está relacionado com uma ameaça terrorista", informou a Polícia de Suffolk (leste).
A Polícia britânica havia detido um homem em uma base aérea americana nesta segunda-feira depois que um veículo invadiu um ponto de controle, obrigando militares dos Estados Unidos a abrir fogo, segundo várias fontes.
O incidente ocorreu em RAF Mildenhall, sede da 100ª ala de reabastecimento aéreo da Força Aérea americana.
Mildenhall, localizada a 110 quilômetros a nordeste de Londres, foi brevemente fechada por conta do incidente, mas reabriu às 14h35 GMT (11h35 de Brasília), segundo um porta-voz da base.
A Polícia local indicou que recebeu um chamado às 13h40 GMT (10h40 de Brasília) com a informação de que um incidente havia ocorrido, mas que "a base foi protegida e as unidades responderam imediatamente".
"Foram feitos disparos pela equipe americana de serviço e um homem foi detido com cortes e hematomas, e colocado sob custódia", indicou.
"Nenhuma outra pessoa ficou ferida no incidente", acrescentou.
O britânico, de 44 anos, foi detido por suspeitas de entrada ilegal no local e os investigadores não procuram por mais ninguém.
A base esteve envolvida em um complô terrorista frustrado em 2015.
Um indivíduo que apoiava o grupo extremista Estado Islâmico (EI), chamado Jnead Khan, foi condenado à prisão perpétua por usar suas funções de motorista de veículo de correios de uma empresa farmacêutica para espionar várias bases do leste da Inglaterra entre maio e julho de 2015, entre elas a de Mildenhall.