Carro elétrico italiano dispensa motorista
Com sistema detector de obstáculos, veículo percorrerá 13 mil kms em testdrive da Itália à China
Vanessa Barbosa
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - Ele não chega a ser um Herby, aquele fusquinha branco com inteligência e personalidade eternizado pelos estúdios Disney nos anos 70. Mas o modelo laranja aí da foto ganhou "vida própria", dispensou motorista, e no começo desta semana partiu para uma aventura digna do personagem fictício.
Em uma jornada de três meses, duas dessas vans desenvolvidas por técnicos da Universidade de Parma percorrerão 13 mil quilômetros, em um testdrive de três meses, da Itália até a China.
Os modelos elétricos são equipados com quatro scanners a laser e sete câmeras de vídeo que detectam e evitam obstáculos, chegando a velocidade de 60 quilômetros por hora. Seus únicos ocupantes são técnicos cuja missão é fazer reparos e assumir a direção em caso de emergência, já que não faltarão aventuras.
Os dois veículos devem enfrentar o trânsito de Moscou, o calor do verão da Sibéria e o frio do deserto de Gobi, antes da chegada prevista em Xangai, no fim de outubro. "Queremos expor nosso sistema ao limite para ver se ele pode trabalhar em um ambiente real, com o tempo e tráfegos críticos", afirmou o coordenador do projeto Alberto Broggi, em entrevista à agência de notícia Associated Press.
No dia a dia, segundo Broggi, "a tecnologia poderia ser usada em um automóvel de passageiros para que os motoristas presos em engarrafamentos possam relaxar e ler um jornal". O sistema ainda serviria para transporte de mercadorias por longas distâncias, e também para aplicação militar, protegendo soldados da exposição a ambientes hostis.
Leia mais:
Diesel inédito de cana-de-açúcar chega às ruas de SP