Mundo

Caricatura sexual do presidente da África do Sul irrita ANC

"Consideramos inaceitável e chocante que, Zapiro e o Mail and Guardian voltem a insultar e ferir o presidente", afirmou o ANC

Zuma discursa no congresso de seu partido: na charge de Zapiro, o presidente aparece numa galeria de arte sob a forma de um pênis gigante (©AFP / Alexander Joe)

Zuma discursa no congresso de seu partido: na charge de Zapiro, o presidente aparece numa galeria de arte sob a forma de um pênis gigante (©AFP / Alexander Joe)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 16h14.

Johannesburgo - Uma caricatura publicada nesta sexta-feira no jornal Mail and Guardian mostrando o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, na forma de um pênis gigante irritou seu partido, o Congresso Nacional Africano (ANC).

"Consideramos inaceitável e chocante que, depois das difíceis provas que o país, o presidente e sua família sofreram há algumas semanas, (o caricaturista) Zapiro e o Mail and Guardian voltem a insultar e ferir o presidente", afirmou o ANC em um comunicado.

O comunicado faz referência ao fato de que, em abril passado, um desenho que representava Zuma com o pênis à mostra provocou um intenso debate nacional e seu autor, Brett Murray, foi denunciado.

Na charge de Zapiro, um desenhista de renome internacional, o presidente aparece numa galeria de arte sob a forma de um pênis gigante, que se olha no espelho.

"Apesar de o sexo ser seu esporte público, Zuma acusou o artista (Brett) de sua liberdade de expressão, confirmando a impressão de que ele é tão idiota quanto imaginávamos", escreveu Zapiro no comentário em sua charge.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulGoverno

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal