Mundo

Cardeais preparam mensagem especial para Bento XVI

O porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, anunciou que se trata de uma mensagem para expressar "afeto e gratidão"


	Papa Bento XVI durante a última reunião com os cardeais: os cardeais deverão fixar a data do conclave para a eleição do novo Papa, mas para isso é necessário que todos estejam presentes.
 (REUTERS / Osservatore Romano)

Papa Bento XVI durante a última reunião com os cardeais: os cardeais deverão fixar a data do conclave para a eleição do novo Papa, mas para isso é necessário que todos estejam presentes. (REUTERS / Osservatore Romano)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2013 às 17h12.

Cidade do Vaticano - Os 142 cardeais reunidos no Vaticano para o pré-conclave decidiram, nesta segunda-feira, preparar uma mensagem especial para o papa emérito Bento XVI, informou o gabinete de imprensa do Vaticano.

O porta-voz da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, anunciou que se trata de uma mensagem para expressar "afeto e gratidão".

A primeira reunião de cardeais de todo o mundo após a renúncia de Bento XVI ocorreu em uma atmosfera "serena e construtiva", ressaltou o religioso.

A presença inédita de um Papa emérito "não parece condicionar o desenvolvimento" da reunião, acrescentou o porta-voz papal, perguntado sobre a influência que pode ter sobre os membros do Colégio de Cardeais pelo fato de que o ancião Bento XVI permaneça vivo e tenha decidido se retirar no palácio pontifício de Castel Gandolfo, nas redondezas de Roma.

A maioria dos cardeais eleitores, isto é, os que têm direito a voto - 103 de um total de 115 - assistiram a primeira congregação celebrada no Vaticano.

Os cardeais deverão fixar a data do conclave para a eleição do novo Papa, mas para isso é necessário que todos estejam presentes.

Para a eleição do futuro pontífice, o Vaticano confirmou que 4.300 profissionais dos meios de comunicação foram credenciados para cobrir o evento.

Não há nenhum candidato favorito para substituir o Papa que renunciou. O futuro Papa irá dirigir a Igreja em um momento de crise em razão de escândalos internos e a crise vocacional em muitos países.

Os cardeais, entre eleitores e maiores de 80 anos, debaterão durante uma semana sobre o presente e o futuro da Igreja, mas também sobre o perfil do novo Papa.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia