Mundo

Campanha inusitada de Trump enfrenta primeiro teste em Iowa

Hillary Clinton, a favorita entre os pré-candidatos democratas, também enfrenta um grande desafio


	O magnata e pré-candidato republicano dos Estados Unidos, Donald Trump: pesquisas mostram uma batalha acirrada de Trump com Ted Cruz
 (REUTERS/Rick Wilking)

O magnata e pré-candidato republicano dos Estados Unidos, Donald Trump: pesquisas mostram uma batalha acirrada de Trump com Ted Cruz (REUTERS/Rick Wilking)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 10h10.

Des Moines - Favorito entre os pré-candidatos republicanos à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump irá submeter sua campanha sem precedentes a um teste real nesta segunda-feira, quando os eleitores do Estado de Iowa dão início a uma rodada nacional de prévias partidárias que culminarão com a escolha do próximo presidente norte-americano.

Pesquisas mostram uma batalha acirrada de Trump com Ted Cruz, cujo desfecho pode depender do comparecimento e de uma grande parcela de eleitores indecisos.

Hillary Clinton, a favorita entre os pré-candidatos democratas, também enfrenta um grande desafio do concorrente Bernie Sanders em Iowa no primeiro embate da luta pela indicação dos candidatos para a eleição do dia 8 de novembro, que elegerá o sucessor de Barack Obama.

As últimas pesquisas colocam Trump, empreendedor bilionário e desbocado que jamais concorreu a um cargo eletivo, com uma ligeira vantagem diante de Cruz, senador conservador do Texas, enquanto Hillary tem uma pequena dianteira em relação a Sanders, senador de Vermont.

Mas persiste a incerteza a respeito de quem irá comparecer para votar nas prévias, ou "caucus", e de quão bem-sucedidos Trump e Sanders serão para convencer seus apoiadores, muitos deles votando pela primeira vez e desencantados com a política tradicional, a sair de casa.

Ainda aumenta a imprevisibilidade da votação em Iowa a existência de um grande contingente de eleitores indecisos ou influenciáveis nos dois partidos em um Estado no qual os votantes, acostumados a ser cortejados pelos candidatos, não se apressam para se comprometerem.

A pesquisa Des Moines Register/Bloomberg feita em Iowa e divulgada na noite do último sábado revelou que três em cada 10 eleitores democratas inclinados a votar nas prévias e 45 por cento dos republicanos inclinados a participar dos 'caucuses' ainda não fizeram sua escolha e podem ser convencidos a mudar de candidato.

Para os vencedores em Iowa, o prêmio será um ímpeto valioso nas batalhas pela indicação partidária, que podem durar meses, e muitos dos derrotados no campo republicano podem começar a ficar pelo caminho.

Os moradores de Iowa irão votar em escolas, bibliotecas e outros locais públicos a partir das 19h locais desta segunda-feira, e os resultados devem sair em poucas horas.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros