Mundo

Cai taxa anual de desmatamento do Cerrado

Apesar da queda no ritmo da derrubada, o bioma é um dos mais ameaçados do país

Nos últimos dias, o bioma tem sido devastado por queimadas, comuns nesta época do ano por causa da estiagem e da baixa umidade do ar (Renato Araujo/ABr/Agência Brasil)

Nos últimos dias, o bioma tem sido devastado por queimadas, comuns nesta época do ano por causa da estiagem e da baixa umidade do ar (Renato Araujo/ABr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 10h52.

Brasília - A taxa anual de desmatamento do Cerrado, que era 7,6 mil quilômetros quadrados (km²) por ano entre 2008 e 2009, caiu para 6,4 mil km² por ano entre 2009 e 2010. Apesar da queda no ritmo da derrubada, o bioma é um dos mais ameaçados do país e já perdeu 48,5% da cobertura original – quase 1 milhão de km².

O novo diagnóstico da situação do Cerrado foi divulgado hoje (13) pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o levantamento, a devastação no Cerrado está concentrada nos estados do Maranhão e do Tocantins e no oeste da Bahia.

Entre 2009 e 2010, o estado que mais desmatou o Cerrado foi o Maranhão, com 1.587 mil km² a menos de vegetação nativa no período. O Piauí aparece em seguida, com 979 km² de novos desmatamentos, e o Tocantins, com 970 km².

Dos 20 municípios campeões de desmatamento do Cerrado no período, sete são maranhenses.

Nos últimos dias, o bioma tem sido devastado por queimadas, comuns nesta época do ano por causa da estiagem e da baixa umidade do ar.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisMeio ambienteDesmatamento

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação