O euro terá um período de transição de duas semanas na Estônia (Julien Jorge/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 13h58.
Bruxelas - A Comissão Europeia qualificou nesta segunda-feira de "sucesso" a transição da Estônia ao euro, que iniciou no dia 1º de janeiro, e que está sendo conduzida "com suavidade e de acordo com os planos".
No final da noite deste domingo, 26% dos pagamentos já eram realizados com euro na Estônia, enquanto 90% dos clientes recebiam o troco de suas compras na divisa comum europeia.
"Não foi observado nenhum problema importante nos bancos ou no setor varejista", segundo a nota divulgada nesta segunda-feira pelo Executivo comunitário, que lembra que a atividade comercial foi menor à usual devido às festividades de Ano Novo.
A transição será realizada durante um período de duas semanas na qual a coroa estoniana conviverá com o euro e ambas as moedas terão status legal.
O pequeno país báltico é a primeira ex-república soviética a ingressar na zona da moeda comum europeia, que passa por um dos momentos mais difíceis desde sua criação e, agora, agrupa 17 estados.
Com a adoção da moeda comum europeia, todas as economias dos estonianos em moeda nacional foram transformadas automaticamente em euro de acordo com a taxa oficial estabelecida pelo Banco Central da Estônia, que é de 15,6466 coroas estonianas por euro.