Mundo

Brics condenam teste nuclear da Coreia do Norte

Regime de Kim Jong Un detonou o que disse ter sido uma bomba de hidrogênio avançada para um míssil de longo alcance

Brics: líderes afirmam que as tensões com a Coreia do Norte devem ser resolvidas apenas por meios pacíficos e diálogos (Kenzaburo Fukuhara/Reuters)

Brics: líderes afirmam que as tensões com a Coreia do Norte devem ser resolvidas apenas por meios pacíficos e diálogos (Kenzaburo Fukuhara/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 09h09.

Xiamen, China - Países do grupo Brics condenam firmemente o teste nuclear da Coreia do Norte, mas consideram que o problema sobre o programa nuclear norte-coreano deve ser resolvido apenas por meios pacíficos e diálogos, segundo esboço de comunicado de encontro das nações visto pela Reuters nesta segunda-feira.

Em seu sexto e mais poderoso teste nuclear até o momento, realizado no domingo, a Coreia do Norte detonou o que disse ter sido uma bomba de hidrogênio avançada para um míssil de longo alcance, levando os Estados Unidos a prometerem uma resposta militar "maciça" caso seu território ou seus aliados sejam ameaçados.

"Expressamos uma preocupação profunda com a tensão constante e com a questão nuclear prolongada na península coreana", disse o esboço do comunicado do Brics.

Um comunicado formal, conhecido como "Declaração de Xiamen", deve ser emitido em uma reunião dos chefes de Estado das cinco grandes economias emergentes do grupo --Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul-- reunidos na cidade litorânea chinesa de Xiamen.

Os Brics continuarão a se opor com firmeza ao protecionismo, já que estão comprometidos com um sistema comercial multilateral "aberto e inclusivo", acrescentou o esboço do comunicado.

O texto enfatizou a necessidade de se manter a vigilância contra "políticas introspectivas" que poderiam prejudicar a confiança dos mercados globais, pedindo que os países dos Brics fortaleçam a coordenação de políticas macroeconômicas e estruturais.

O esboço também pediu que todos os países implantem totalmente o acordo climático de Paris, ao mesmo tempo prometendo intensificar a cooperação dos Brics nas áreas de combate à mudança climática e energia e expandir o financiamento verde.

As cinco economias emergentes concordaram em estabelecer um fundo de emissão de títulos em moedas locais, acrescentou o esboço do comunicado.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesBricsCoreia do NorteKim Jong-unTestes nucleares

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países