Brexit: Prorrogação de prazo só vale se elevar chances de acordo, diz UE
O negociador europeu afirmou que este é o momento do Reino Unido acabar com a incerteza criada pela sua falta de decisão sobre o caminho a seguir
Reuters
Publicado em 19 de março de 2019 às 14h46.
Bruxelas — Uma prorrogação das negociações do Brexit para além do prazo de 29 de março só faria sentido se aumentasse as chances de o pacto já acordado ser ratificado pelo Reino Unido , disse o principal negociador para o Brexit na União Europeia , Michel Barnier, nesta terça-feira.
Barnier disse que após dois anos de negociações com o Reino Unido sobre a sua saída do bloco chegou agora o momento crucial para Londres decidir e encerrar a genuína incerteza criada pela sua falta de decisão sobre o caminho adiante.
"Uma prorrogação aumenta as chances de ratificação do Acordo de Saída? Qual seria o propósito e desfecho? Como podemos garantir que, no fim da possível prorrogação, não estejamos de volta à mesma situação em que estamos hoje?", disse Barnier emcoletiva de imprensa.
"Se Theresa May solicitar uma prorrogação perante o Conselho Europeu na quinta-feira, será para que os 27 líderes avaliem a razão e utilidade... Líderes da UE precisarão de um plano concreto do Reino Unido para conseguir tomar uma decisão fundamentada", disse ele.