Mundo

Brasil usará 53% da safra de cana para etanol, diz OIA

Na produção da safra anterior, açúcar e etanol dividiram a produção quase igualmente, com 50% pra cada


	Cana-de-açúcar: para a entidade, 53% da safra recorde prevista de 630 milhões de toneladas em 2013/14 deve ser destinada à produção do combustível renovável
 (Divulgação)

Cana-de-açúcar: para a entidade, 53% da safra recorde prevista de 630 milhões de toneladas em 2013/14 deve ser destinada à produção do combustível renovável (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2013 às 11h12.

Londres - O etanol deve voltar a ganhar espaço como destino da produção de cana-de-açúcar no Brasil. A previsão foi divulgada nesta sexta-feira pela Organização Internacional do Açúcar (OIA).

Para a entidade, 53% da safra recorde prevista de 630 milhões de toneladas em 2013/14 deve ser destinada à produção do combustível renovável. Na produção de 2012/13, açúcar e etanol dividiram a produção quase igualmente, com 50% para cada.

A previsão foi divulgada há pouco pelo economista-sênior da entidade, Leonardo Bichara Rocha.

"Graças ao rápido crescimento da produção do etanol no Brasil na comparação com o açúcar, acreditamos que a alocação da cana para o etanol voltará a crescer de novo no País até 53% na safra 2013/14", disse há pouco no 2º Encontro do Açúcar e Etanol realizado pela Datagro e pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil na capital britânica.

Durante a apresentação, Bichara Rocha comentou, ainda, que a desvalorização do real tende a ajudar as exportações do setor de açúcar e etanol. "A despeito dos problemas logísticos do Brasil, um fator que ajuda os exportadores é a recente desvalorização do real.

Se olharmos o preço internacional do açúcar em reais, ele está apenas 13% menor que o visto em janeiro do ano passado. Ou seja, caiu muito menos que os preços globais em dólar, que cederam 30% no mesmo período", explicou.

Acompanhe tudo sobre:acucarBiocombustíveisCana de açúcarCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolSafras agrícolas

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal