Mundo

Brasil tem 5 possíveis candidatos para suceder Bento XVI

Todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos a papa, segundo representante da Igreja Católica


	O atual presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno (c), é um dos candidatos
 (Wilson Dias/ABr)

O atual presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno (c), é um dos candidatos (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 11h14.

Brasília - O Brasil conta com cinco cardeais que podem ser considerados candidatos no momento da eleição do sucessor do papa Bento XVI, que anunciou nesta segunda-feira sua renúncia ao Pontificado a partir do dia 28 de fevereiro, disseram fontes eclesiásticas.

Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, Darci Nicioli, a renúncia de Joseph Ratzinger "dói no coração", mas está prevista no direito canônico e deve ser "respeitada" por todos os católicos.

Nicioli explicou ao portal "G1" que agora "todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos a papa", e que a eleição do sucessor de Bento XVI "dependerá do Espírito Santo".

Ele afirmou que o Brasil, considerado o país com o maior número de católicos, conta com cinco cardeais que entram no possível leque de candidatos.

Nesta lista estão o atual presidente da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Raymundo Damasceno, de 75 anos; o arcebispo emérito de São Paulo, Cláudio Hummes, de 78 anos, e o arcebispo dessa mesma cidade, Odilo Scherer, de 63 anos.

Os outros cardeais brasileiros que, segundo Nicioli, podem estar entre os possíveis candidatos a suceder Ratzinger são João Braz de Aviz, de 65 anos e prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano e Arcebispo-emérito de Brasília, e o arcebispo de Salvador, Geraldo Majella Agnelo, de 66 anos.

A eleição do novo papa tem desta vez um interesse especial para o Brasil, pois o Rio de Janeiro será sede, em julho deste ano, da Jornada Mundial da Juventude, na qual se espera a presença do pontífice.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIIgreja CatólicaPaíses ricosPapasVaticano

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma