Mundo

Brasil reconhece Juan Guaidó como presidente da Venezuela

Em nota, Itamaraty diz que irá apoiar o presidente interino no processo de transição para restabelecer a democracia na Venezuela

Juan Guaidó: o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela se declarou presidente interino do país nesta quarta (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Juan Guaidó: o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela se declarou presidente interino do país nesta quarta (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

FS

Filipe Serrano

Publicado em 23 de janeiro de 2019 às 17h31.

Última atualização em 24 de janeiro de 2019 às 12h45.

São Paulo — O governo do presidente Jair Bolsonaro reconheceu o político venezuelano Juan Guaidó como o presidente encarregado da Venezuela. Guaidó é presidente da Assembleia Nacional venezuelana e havia se declarado o governante do país nesta quarta-feira, 23, em meio a onda de protestos contra o regime do ditador Nicolás Maduro.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores diz que o Brasil "apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem à Venezuela".

"O senhor Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional venezuelana, assumiu hoje, 23/01, as funções de presidente encarregado da Venezuela, de acordo com a Constituição daquele país, tal como avalizado pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ). O Brasil reconhece o senhor Juan Guaidó como presidente encarregado da Venezuela", diz o Itamaraty. O presidente Jair Bolsonaro compartilhou a informação em sua conta no Twitter.

Com a decisão, o Brasil se une aos Estados Unidos e a uma série de países que também reconheceram o líder do poder Legislativo como o presidente da Venezuela.

Além do Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Peru, Equador e Costa Rica também anunciaram que reconhecem Guaidó como líder interino venezuelano.

Os cidadãos da Venezuela sofreram por muito tempo nas mãos do regime ilegítimo de Maduro. Hoje, reconheci oficialmente o Presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaido, como presidente interino da Venezuela

Donald Trump

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVenezuelaNicolás MaduroGoverno BolsonaroJuan Guaidó

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump