Brasil pode reduzir mais de 25% da emissão de CO2 até 2020
Índice posiciona o país em 3º lugar por sua capacidade de redução de gases estufa
Gabriela Ruic
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - Estudo aponta que o uso intensivo de tecnologias de informática e telecomunicações em setores econômicos podem ajudar o Brasil a reduzir em mais 25% a emissão anual de CO2 até 2020.
O ICT Sustainability Index (Índice de Sustentabilidade) tem como objetivo classificar as nações do G20, de acordo com seu potencial em reduzir emissões de gases estufa. O índice posicionou o Brasil em terceiro lugar, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão e empatado com Alemanha, França e Reino Unido.
Este estudo foi elaborado pelo IDC (International Data Corporation), empresa que desenvolve estudos de mercado nas área de tecnologia da informação e telecomunicação. Os setores econômicos analisados pelo índice foram transporte, geração de energia, construção civil e indústria.
O relatório revelou que o Brasil tem maior capacidade de redução nas emissões de CO2 no setor de transportes. "Por suas dimensões continentais, as chances de iniciativas que melhorem o transporte darem certo é muito grande", diz Roberto Gutierrez, diretor da IDC Brasil. "No caso da geração de energia, o país não deve reduzir tanto, uma vez que a matriz energética do país é considerada limpa e renovável", explica.