Mundo

Brasil e Bolívia reforçam cooperação contra narcotráfico

O brasil doará quatro helicópteros ao governo boliviano


	Soldados bolivianos da unidade de erradicação da cocaína em Chinahota, Chapare: segundo dados, quase 90% da cocaína que entra no Brasil procede de Bolívia e Peru
 (Aizar Raldes/AFP)

Soldados bolivianos da unidade de erradicação da cocaína em Chinahota, Chapare: segundo dados, quase 90% da cocaína que entra no Brasil procede de Bolívia e Peru (Aizar Raldes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 13h47.

La Paz - Brasil e Bolívia reforçaram nesta quinta-feira sua cooperação no combate ao narcotráfico, durante a visita a La Paz do ministro brasileiro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que revisou com as autoridades bolivianas o plano de ação bilateral contra as drogas.

"Com base no Plano de Ação Boliviano-Brasileiro firmado em 2011, o Brasil doará quatro helicópteros ao governo da Bolívia" para a repressão ao tráfico de drogas, informou José Eduardo Cardoso.

"Queremos um intercâmbio de informação de inteligência, estamos planejando um conjunto de medidas de participação conjunta, incluindo inovações tecnológicas, e vamos colocar veículos aéreos não tripulados brasileiros à disposição do governo boliviano compartilhando suas missões e suas informações".

O ministro da Justiça se disse "muito contente (...) com a profunda identidade de propósitos entre o governo do Brasil e o governo da Bolívia" e com a possibilidade da Polícia Federal brasileira participar de operações de destruição de plantações de coca no território boliviano.

"É um programa que estamos testando no Peru, onde a Polícia Federal brasileira, junto às autoridades peruanas, atua na erradicação de plantações ilegais. Temos isto no Paraguai e queremos fazer também na Bolívia". "Quando os países são irmãos, se ajudam, e queremos estar juntos à Bolívia" no combate ao tráfico de drogas.

Segundo dados extraoficiais, quase 90% da cocaína que entra no Brasil procede de Bolívia e Peru.

Os governos de Brasil, Bolívia e Estados Unidos iniciaram em março passado a utilização de um sistema de satélites para monitorar as áreas de plantio de coca na região boliviana do Chapare, na região central boliviana.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDiplomaciaDrogas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua