Exame Logo

BP deverá pagar US$ 5 milhões a estado do México por danos ambientais

Quatia seria destinada a estudos e acompanhamento do litoral

Desastre da BP no Golfo do México: governo mexicano exige indenização
DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2010 às 19h09.

Cidade Victoria - O Governo do estado mexicano de Tamaulipas (Golfo do México, fronteira com os EUA), pede uma indenização de US$ 5 milhões à BP para prevenir eventuais danos ambientais derivados do vazamento de petróleo causado por uma de suas plataformas, em abril.

O diretor da Agência Ambiental, Salvador Treviño Garza, afirmou hoje que o valor solicitado é para um acompanhamento do litoral e realização de estudos, após a mudança de correntes e ventos. O valor poderia ser maior se a quantia agregasse os danos às atividades pesqueiras, ao setor econômico e ao turismo. Calculou que o processo para reivindicar o pagamento levará dois anos apenas para que se comece a examinar o caso.

Veja também

"Muitas destas situações são praticamente novas, anteriormente não existiam legislações nas quais pudéssemos nos apoiar para fazer este tipo de exigência", indicou.

Além de Tamaulipas, os estados mexicanos de Veracruz e Quintana Roo, no Golfo do México, interpuseram no final de setembro um requerimento perante um tribunal do Texas (EUA) contra a companhia petrolífera por possíveis perdas associadas ao acidente.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBPEmpresasEmpresas inglesasEnergiaIndústria do petróleoMéxicoPetróleo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame