Mundo

Bilionário doa US$ 37 bilhões para caridade

Warren Buffet vai destinar maior parte do dinheiro para a Fundação Bill e Melinda Gates

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O bilionário investidor americano Warren Buffet, a segunda pessoa mais rica do mundo, anunciou no domingo que pretende doar aproximadamente 37 bilhões de dólares para caridade. A maior parte será destinada à Fundação Bill e Melinda Gates - a entidade assistencial de seu amigo ainda mais rico. Essa união de fortunas pessoais, sem precedentes, vai criar a maior fundação do mundo.

Segundo reportagem do jornal Financial Times, seu impacto será sentido não apenas em questões de políticas sociais, mas também em finanças, dados os 35 bilhões de dólares em bens já pertencentes à Fundação Gates. Em um comunicado, Bill e Melinda Gates se disseram impressionados com a doação - considerada a maior já feita à caridade nos Estados Unidos.

O anúncio de Buffet vem apenas uma semana após Gates afirmar que, em 2008, deixará de atuar em tempo integral na Microsoft para se concentrar em seu trabalho filantrópico. A atuação da fundação tem foco em questões de saúde, como malária, HIV/Aids e tuberculose, e também na promoção de educação ao redor do mundo.

Buffet vai se desfazer de 85% de suas ações da empresa Berkshire Hathaway, com cinco sextos desse total indo para a Fundação Gates. As doações devem começar no próximo mês. Outros beneficiados serão a Fundação Susan Thompson Buffet (batizada em homenagem à mulher de Buffet, já falecida) e outras entidades comandadas por seus filhos, Susan, Howard e Peter.

A decisão de Buffet reflete o aprofudamento de uma longa amizade entre os dois bilionários, iniciada em 1990. Gates já afirmou que começou a se interessar por filantropia após ler citações de Buffet em que este desaconselhava os milionários a deixarem suas fortunas com os filhos.

A saúde de Buffet, 75 anos, tem sido motivo de especulação. No website da sua empresa, o bilionário afirmou: "Meus médicos me dizem que estou com excelente saúde, e eu certamente me sinto assim."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Autor de atentado contra Trump também fez buscas sobre Joe Biden, diz FBI

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

Mais na Exame