Biden diz que Faixa de Gaza também merece acordo de cessar-fogo
Presidente dos EUA falou ontem sobre trégua entre Israel e Hezbollah no Líbano e citou conflito com Hamas
Agência de Notícias
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 07h43.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que a população da Faixa de Gaza merece um acordo de cessar-fogo assim como o que foi fechado hoje por Israel e o grupo xiitaHezbollahnoLíbano.
“O povo de Gaza também merece o fim dos combates e dos deslocamentos. Eles viveram um inferno”, declarou Biden na última terça-feira, 26, durante um pronunciamento na Casa Branca para avaliar o pacto de trégua no Líbano.
Biden, que será sucedido porDonald Trumpem 20 de janeiro de 2025, prometeu que nos próximos dias os EUA buscarão, junto com mediadores de Turquia, Egito e Catar, chegar a um acordo sobre uma trégua em Gaza.
Ele disse que “muitos civis em Gaza sofreram demais” com a ofensiva de Israel, mas culpou o grupo islâmico palestino Hamas por ter “se recusado por meses a negociar de boa fé um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns”.
“Portanto, agora o Hamas precisa tomar uma decisão. Sua única saída é libertar os reféns, incluindo cidadãos americanos, que eles estão mantendo e, assim, acabar com os combates”, acrescentou.
Biden afirmou que durante todo o seu mandato presidencial buscou a “paz” no Oriente Médio e a construção de um futuro Estado palestino independente que não represente uma ameaça a Israel ou abrigue “terroristas”.
Ele acrescentou que os EUA “continuam dispostos” a chegar a um “acordo histórico” com a Arábia Saudita para que o país árabe possa normalizar suas relações com Israel.