Mundo

Bernanke diz que economia dos EUA está em transição

Para presidente do Fed é necessário conter a inflação e evitar que a situação do país piore

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O presidente do Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, afirma que está sendo preciso retardar o crescimento da economia norte-americana para conter a inflação, que está sendo puxada, principalmente, pelos preços de energia.

De acordo com The Wall Street Journal, Bernanke aponta essa ação como necessária para evitar que a situação piore ainda mais e promete um controle rigoroso da inflação, vigiando de perto os preços dos alimentos e da energia. No discurso feito durante a Conferência Monetária Internacional, realizada nesta segunda-feira (5/6) em Washington, o presidente do Fed destacou que "a economia encontra-se em fase de transição. A política monetária deve ser conduzida com grande cuidado e com atenção voltada para a evolução do panorama econômico".

Para combater o aumento de preços, o Fed já promoveu 16 reajustes nos juros desde junho de 2004. Hoje, a taxa está em 5% ao ano e não está descartada nova alta na próxima reunião, marcada para o dia 29 de junho. Alguns economistas acreditam que o Fed irá elevar novamente os juros para conter a inflação, mas há quem acredite em uma pausa nos reajustes.

Bernanke ressaltou, ainda, que a capacidade produtiva deverá continuar a expandir-se ao longo dos próximos meses "a um ritmo consistente com um crescimento sólido da produção real". Em maio, foram criados apenas 75.000 postos de trabalho, o menor número dos últimos sete meses.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame