Mundo

Berlusconi estima economia maior que definida com BCE

Premiê acrescentou que espera que o Parlamento da Itália aprove o pacote de reformas amanhã

Berlusconi também disse que o euro precisa ser preservado, acrescentando que ele é favorável a uma governança melhor para a zona do euro (Tiziana Fabi/AFP)

Berlusconi também disse que o euro precisa ser preservado, acrescentando que ele é favorável a uma governança melhor para a zona do euro (Tiziana Fabi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2011 às 09h15.

Bruxelas - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou hoje que o pacote de austeridade permitirá que o país faça uma economia maior que os cortes acordados com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet. Berlusconi acrescentou que espera que o Parlamento da Itália aprove o pacote de reformas amanhã.

As economias previstas pelas novas medidas de austeridade que serão votadas no Parlamento "serão até mesmo maiores que as acertadas com o BCE", disse Berlusconi durante entrevista à imprensa, após uma reunião com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Berlusconi também disse que o euro precisa ser preservado, acrescentando que ele é favorável a uma governança melhor para a zona do euro. "O euro é nossa bandeira", afirmou o primeiro-ministro.

Van Rompuy afirmou que manteve contato próximo com Berlusconi em agosto para debater as medidas para reduzir o déficit orçamentário e o corte de gastos públicos, e que estava "satisfeito com o ambicioso pacote italiano para um orçamento equilibrado em 2013". "A disciplina coletiva é necessária para que os países partilhem a mesma moeda", afirmou Van Rompuy. "Nós estaremos em contato próximo nas próximas semanas. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaItáliaPiigsUnião EuropeiaBCEDívida públicaSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

EUA ampliam sanções ao petróleo iraniano após negociações em Omã

China conecta à rede a primeira turbina eólica offshore de 20 Megawatts do mundo

China implementa “tarifa zero” para consumo de residentes no Porto de Livre Comércio de Hainan

Casa Branca diz que vídeo racista contra os Obama foi 'erro' de funcionário