Berlim sofre incidentes violentos na véspera de 1º de Maio

Distúrbios foram produzidos no fim de uma manifestação de aproximadamente mil pessoas

Berlim - Grupos de manifestantes de esquerda enfrentaram nesta segunda-feira a Polícia em Berlim, ao término de uma manifestação convocada na véspera de Primeiro de Maio, dia que há 25 anos gera distúrbios na capital alemã.

Os manifestantes lançaram pedras e garrafas contra um grupo policial no bairro de Wedding. Enquanto isso, jovens mascarados atiravam objetos do alto de um edifício residencial contra os motins.

Os distúrbios foram produzidos no fim de uma manifestação de aproximadamente mil pessoas, convocada sob o lema ''Toma o que é seu'' em Wedding, bairro majoritariamente povoado por imigrantes. As autoridades berlinenses prepararam uma equipe policial de cerca de 7 mil agentes, desde o véspera do Primeiro de Maio, conhecida como a Noite de Walpurgis, até a terça-feira.

Desde 1987, ano em que ocorreram incidentes violentos no bairro multiétnico de Kreuzberg com um supermercado reduzido a cinzas, cada Primeiro de Maio é cenário de distúrbios, de maior ou menor intensidade, em diferentes pontos da capital alemã.

O ponto de máxima tensão é esperado, como sempre, em Kreuzberg, nesta terça a noite, ao término da passeata de Primeiro de Maio Revolucionário. A segurança foi reforçada também em Hamburgo, onde nos últimos anos ocorreram incidentes similares.

Além das manifestações da esquerda radical e do chamado Bloco Negro, ou autônomos dispostos à violência, foram convocadas duas manifestações da extrema-direita, que serão cercadas por um cordão policial para evitar enfrentamentos. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.