Mundo

Benefícios das Olimpíadas para Londres são de longo prazo

"As atividades da cidade mudam com os Jogos Olímpicos, mas em longo prazo serão notadas as oportunidades, o rendimento econômico", afirmou o presidente do Locog

Londres: presidente do Comitê Organizador Local diz que Olimpíadas trazem benefícios de longo prazo à cidade (Daniel Berehulak/Getty Images)

Londres: presidente do Comitê Organizador Local diz que Olimpíadas trazem benefícios de longo prazo à cidade (Daniel Berehulak/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 12h32.

Londres - "Por enquanto tudo está funcionando", afirmaram nesta quarta-feira os responsáveis do Comitê Organizador Local (Locog) ao fazer o balanço dos cinco primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Londres.

A fuga dos próprios londrinos do centro da cidade, como consequência de um "exagero" de medidas para evitar a paralisação do trânsito e do transporte público, é um dos aspectos corrigíveis, disseram.

Além disso, tranquilizaram os comerciantes e donos de hotéis queixosos pela falta de pessoas, alegando que os benefícios dos Jogos são "de longo prazo".

"As atividades da cidade mudam com os Jogos Olímpicos, mas em longo prazo serão notadas as oportunidades, o rendimento econômico. Haverá mudanças. A imagem que se transmitirá de Londres será muito, muito positiva", afirmou o presidente do Locog, Sebastian Coe, em entrevista coletiva.

"Às vezes somos vítimas de nosso próprio sucesso", acrescentou Paul Deighton, diretor-executivo dos Jogos, que revelou que o Locog manteve até agora duas reuniões com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para revisar as incidências da organização.


"O presidente (Jacques Rogge) disse ontem que não precisaríamos de outra reunião até sábado. Isso dá uma ideia de como as coisas estão", completou.

Os organizadores resumiram o êxito das Olimpíadas em números como três milhões de espectadores, 90% de satisfação entre o público presente aos estádios, 38 milhões de visitantes ao site oficial dos Jogos, 800 mil tweets enviados desde as sedes ou 400 mil refeições servidas na Vila Olímpica.

Perguntado por alguns dos resultados esportivos mais destacados dos primeiros dias de competição, e concretamente por se considerava o nadador americano Michael Phelps o melhor atleta da história, Sebastian Coe afirmou que "é evidente que, olhando o quadro de medalhas, ele é quem teve mais sucesso".

"Suas 19 medalhas (três em Londres) dispensam explicações. Mas, se é o melhor de todos os tempos, isso eu não sei. Poderia mencionar Steve Redgrave, Daley Thompson, Jesse Owens, Nadia Comaneci...", opinou.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaLondresMetrópoles globaisOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasReino Unido

Mais de Mundo

Quem é Marine Tondelier, líder dos Ecologistas na França, na linha de frente contra extrema direita

Eleições no Reino Unido: Starmer é 1º "sir" a assumir o poder em meio século

Eleições no Irã: baixa participação de eleitores preocupa no 2º turno

Claudia Sheinbaum nomeia experiente policial como ministro da Segurança do México

Mais na Exame