Mundo

Ben Carson passa Trump e assume liderança entre republicanos

A pesquisa mostrou Carson com 29% de apoio entre os demais candidatos conservadores, valor mais alto obtido até o momento por qualquer candidato


	O pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump: Trump ficou com 23% de apoio, seguido pelo senador hispânico pela Flórida Marco Rubio e pelo senador do Texas Ted Cruz, com 11% e 10%, respectivamente
 (Dominick Reuter/AFP)

O pré-candidato republicano à Casa Branca Donald Trump: Trump ficou com 23% de apoio, seguido pelo senador hispânico pela Flórida Marco Rubio e pelo senador do Texas Ted Cruz, com 11% e 10%, respectivamente (Dominick Reuter/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2015 às 15h50.

Washington - O neurocirurgião aposentado Ben Carson ultrapassou o empresário Donald Trump e assumiu a liderança nas pesquisas de opinião para ser o indicado nas primárias do Partido Republicano às eleições presidenciais nos EUA em 2016, de acordo com pesquisa feita em conjunto entre o jornal The Wall Street Journal e a NBC.

A pesquisa mostrou Carson com 29% de apoio entre os demais candidatos conservadores, valor mais alto obtido até o momento por qualquer candidato.

Trump ficou com 23% de apoio, seguido pelo senador hispânico pela Flórida Marco Rubio e pelo senador do Texas Ted Cruz, com 11% e 10%, respectivamente.

Em quinto lugar, encontra-se o ex-governador da Flórida Jeb Bush, filho e irmão de presidentes dos Estados Unidos, com 8%.

A pesquisa mostrou que Bush continua a lutar entre os eleitores republicanos. Pela primeira vez desde que a corrida começou, o número de republicanos que votariam em Bush caiu de 52% para 45%.

Nenhum candidato em qualquer campo tem uma imagem mais favorável do que Carson, um político recém-chegado que usa sua inexperiência como um distintivo de honra. Entre os republicanos, 77% disseram que considerariam apoiá-lo para presidente, 17 pontos porcentuais a mais do que Trump, seu rival mais próximo. Apenas 18% disseram que não votariam nele.

"Ele parece ser um pouco mais pé no chão", disse Randy Miller, de 61 anos, no Tennessee, que classificou Carson à frente dos outros candidatos republicanos. "Estou impressionado porque ele não é um político. Ele está lá para o povo", acrescentou.

Na corrida presidencial democrata, a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton tem solidificado sua liderança, construindo uma vantagem de 31 pontos sobre o senador Bernie Sanders, acima dos 25 pontos, algumas semanas antes.

A pesquisa foi conduzida pelo jornal entre 25 e 29 de outubro, ouviu 400 eleitores republicanos, antes e depois do debate presidencial republicano mais recente, e apresenta margem de erro de 4,9 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela