Mundo

Bashir aceita separação do sul do Sudão

Apesar de decisão, presidente afirmou que pretende manter vínculos entre o Norte e o Sul

Etnia Toposa celebra a separação do Sudão do Sul: referendo oficializou secessão (Peter Martell/AFP)

Etnia Toposa celebra a separação do Sudão do Sul: referendo oficializou secessão (Peter Martell/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 16h14.

Priorizar nos meus resultados Google

Cartum - O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, afirmou nesta segunda-feira que Cartum aceita o resultado do referendo para a independência do sul do país, horas antes do anúncio da apuração total que deve confirmar a vitória da separação.

"Nós vamos anunciar hoje, para o mundo, que nós aceitamos o resultado e respeitamos a escolha dos sudaneses do sul", afirmou Bashir em um discurso para mulheres e estudantes na sede de seu partido, o Partido do Congresso Nacional (NCP).

"Os resultados do referendo são bem conhecidos. O Sudão do Sul escolheu a separação. Mas nos comprometemos a manter os vínculos entre o Norte e o Sul", completou.

Uma cerimônia está programada em Cartum ainda nesta segunda-feira para a proclamação oficial dos resultados definitivos do referendo, que aconteceu de 9 a 15 de janeiro.

O anúncio é uma simples formalidade, já que segundo os resultados preliminares 98,83% dos sudaneses do sul optaram pela independência.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁfricaSudãoGoverno

Mais de Mundo

Netanyahu ordena fechamento da Cisjordânia após ataque a tiros deixar 5 feridos

Entre tarifas e guerras, eleitorado de Trump está insatisfeito às vésperas das midterms

'O Brasil caiu na nossa polarização', diz analista dos EUA sobre eleições

Eleição em Israel coloca futuro do Estado no centro da disputa