Mundo

Bangladesh prende islamitas acusados por morte de blogueiros

Touhidur Rahman, de 58 anos e de nacionalidade britânica, Sadek Ali e Aminul Mollick foram detidos na capital Daca


	Policial de Bangladesh: o grupo de militantes islamitas ABT foi declarado ilegal em maio, após os assassinatos de quatro blogueiros
 (REUTERS / Andrew Biraj)

Policial de Bangladesh: o grupo de militantes islamitas ABT foi declarado ilegal em maio, após os assassinatos de quatro blogueiros (REUTERS / Andrew Biraj)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2015 às 08h52.

A polícia de Bangladesh prendeu nesta terça-feira três militantes islamitas, incluindo um britânico, acusados de serem os "principais organizadores" do assassinato de pelo menos dois blogueiros laicos.

Touhidur Rahman, de 58 anos e de nacionalidade britânica, Sadek Ali e Aminul Mollick, todos integrantes de um grupo denominado Ansarullah Bangla Team (ABT), foram detidos na capital Daca, informou um porta-voz do Batalhão de Intervenção Rápida, uma força policial de elite.

O grupo ABT foi declarado ilegal em maio, após os assassinatos de quatro blogueiros.

"Eles foram detidos na capital. Podemos confirmar que Rahman é um cidadão britânico de origem bengalesa. É o principal responsável pelos ataques contra Avijit Roy e Ananta Bijoy Das", afirmou o porta-voz do Batalhão, o major Maksudul Alam.

A polícia descreveu Rahman como o líder do ataque e responsável pelas finanças do ABT, que tem em seu grupo estudantes de universidades particulares.

No entanto, o Ansar al-Islam, grupo que representa a Al-Qaeda no subcontinente indiano (AQIS), reivindicou a morte de Roy em 7 de agosto.

Roy, nascido em Bangladesh e com passaporte americano, foi morto com golpes de machado em fevereiro em um crime que também deixou sua esposa gravemente ferida.

Das, de 33 anos, morreu em um ataque similar quando seguia para o trabalho na cidade de Sylhet, nordeste do país, em 13 de maio.

Na semana passada, a polícia de Bangladesh prendeu dois suspeitos de pertencer ao grupo, acusados pela morte de outro blogueiro, Niloy Chakrabarti, em 7 de agosto.

O quarto blogueiro assassinado foi Washiqur Rahman, de 27 anos, que faleceu em Daca há quatro meses.

Acompanhe tudo sobre:BangladeshEuropaPaíses ricosReino UnidoTerrorismo

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame