Mundo

Avião Solar Impulse pousa no Egito em sua penúltima etapa

Solar Impulse 2 havia decolado na segunda-feira de Sevilha, cidade na qual havia pousado em 23 de junho, depois de cruzar pela primeira vez o Oceano Atlântico


	Solar Impulse 2: a aeronave pousou no aeroporto do Cairo sob aplausos e na presença do ministro egípcio da Aviação Civil
 (Jean Revillard / Reuters)

Solar Impulse 2: a aeronave pousou no aeroporto do Cairo sob aplausos e na presença do ministro egípcio da Aviação Civil (Jean Revillard / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2016 às 09h19.

O avião Solar Impulse 2 pousou nesta quarta-feira no aeroporto do Cairo, dois dias depois da decolagem em Sevilha, Espanha, na penúltima etapa da volta ao mundo iniciada em Abu Dhabi em 9 de março de 2015.

O avião, que utiliza como combustível apenas a energia solar, pousou no Egito às 7H10 (2H10 de Brasília).

Solar Impulse 2 havia decolado na segunda-feira de Sevilha, cidade na qual havia pousado em 23 de junho, depois de cruzar pela primeira vez o Oceano Atlântico.

Do Cairo, a aeronave decolará nos próximos dias rumo a Abu Dhabi, destino da 17ª e última etapa da volta ao mundo. Em junho, o avião fez história ao completar a primeira travessia sobre o Atlântico.

A aeronave pousou no aeroporto do Cairo sob aplausos e na presença do ministro egípcio da Aviação Civil, Shérif Fathy.

O evento foi transmitido ao vivo pela televisão egípcia.

No total, o avião voou 3.745 quilômetros, em 48 horas e 50 minutos.

O Solar Impulse 2, que pesa 1,5 tonelada e tem a mesma envergadura de um Boeing 747, voa a uma velocidade média de 50 km/h graças às baterias que armazenam a energia solar captada por células fotovoltaicas instaladas nas asas.

"Foi fantástico, todo saiu muito bem", declarou o suíço André Borschberg, piloto durante a penúltima etapa, em uma conversa com o centro de controle da missão em Mônaco.

"Vi todos os países, Argélia, Tunísia, Itália", contou.

"Foi magnífico, vi tudo", completou Borschberg, que no comando do Solar Impulse 2 sobrevoou as famosas Pirâmides e a Grande Esfinge de Gizé antes de pousar no Cairo.

Borschberg foi recebido com aplausos por sua equipe no aeroporto. Ao desembarcar ele abraçou o compatriota Bertrand Piccard, com o qual pilota o Solar Impulse 2 em sistema de rodízio há mais de um ano.

Piccard será o comandante do avião em sua última etapa, com destino a Abu Dhabi.

"Tiramos cochilos de 20 minutos. Fazemos exercícios na cabine, meia hora pela manhã e pela tarde. Se não fosse assim, após alguns dias não conseguiríamos mover os braços ou pernas", explicou Piccard no aeroporto do Cairo.

"Quando você passa vários dias no ar tem a impressão de estar em um filme de ficção científica: você vê o sol, os motores que funcionam durante dias sem combustível", completou.

"Parece um milagre, mas é a realidade atual. Isto é o que podemos fazer com as novas tecnologias".

Durante a volta ao mundo iniciada há 16 meses, o Solar Impulse 2 fez escalas em Mascate (Omaã), Ahmedabad e Varanasi (Índia), Mandalay (Mianmar), Chongqing e Nanjing (China), Nagoya (Japão) e Havaí (EUA).

No Havaí, a aeronave teve que fazer uma longa escala técnica de quase 10 meses para o reparo de algumas baterias, danificadas na primeira etapa de seu voo sobre o Pacífico, que durou cinco dias entre Nagoya e o arquipélago americano.

Depois do reparo, o Solar Impulse 2 partiu do Havaí e fez algumas escalas nos Estados Unidos, em São Franscisco, Phoenix, Tulsa, Dayton, Lehigh Valley e Nova York.

Na segunda-feira 20 de junho o avião decolou com destino a Sevilha, onde pousou após uma viagem de 71 horas e 8 minutos de voo solitário, sem interrupção.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAviõesEgitoEnergiaEnergia solarInfraestruturaTransportesVeículos

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Mais na Exame