Mundo

Avião russo muda rota para não colidir com aeronave da Otan

"Foi tomada a decisão de que o avião de passageiros baixasse altitude urgentemente, para evitar aproximação perigosa", disse um porta-voz

Avião: a aeronave da Otan entrou ilegalmente no trajeto que era feito pelo avião regional russo a 6 mil metros de altura, sem se comunicar (Design Pics/Carl Shaneff/Thinkstock)

Avião: a aeronave da Otan entrou ilegalmente no trajeto que era feito pelo avião regional russo a 6 mil metros de altura, sem se comunicar (Design Pics/Carl Shaneff/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 12h37.

Moscou - Um avião de passageiros russo teve que fazer desvio de emergência para não se chocar com uma aeronave da Otan, enquanto se dirigia às ilhas Curilas, no Oceano Pacífico, conforme relataram nesta quinta-feira fontes de órgãos de segurança.

"Foi tomada a decisão de que o avião de passageiros baixasse altitude urgentemente, para evitar aproximação perigosa ou, inclusive, uma colisão aérea", disse uma pessoa consultada pela agência de notícias "Interfax".

O avião era um Bombardier, que partiu da ilha de Sakhalin e se dirigia para o arquipélago das Curilas, cuja soberania é reivindicada pelo Japão.

"A torre de controle detectou que a aeronava se aproximava a um aparelho desconhecido, que não respondia aos contatos feitos pela terra", explicou a fonte.

A aeronave da Otan entrou ilegalmente no trajeto que era feito pelo avião regional russo a 6 mil metros de altura, sem se comunicar. Os controladores russos identificaram como pertencente a Aliança do Norte devido os sinais de rádio emitidos.

Acompanhe tudo sobre:OtanRússia

Mais de Mundo

Rússia ameaça rever negociações e acusa Ucrânia de ataque a casa de Putin

EUA ofereceram 15 anos de garantias de segurança à Ucrânia, diz Zelensky

Lei marcial na Ucrânia só acaba com garantias e fim da guerra, diz Zelensky

Kremlin concorda que as negociações com a Ucrânia estão em sua fase final