Mundo

Avião britânico vai monitorar queimadas na Amazônia

Batizado de Sambba (sigla em inglês para Análise Sul-americana de Queima de Biomassa), o projeto é uma parceria da organização britânica Faam com o Inpe


	Expedição terá início na próxima sexta-feira (14) e até 04/10 sobrevoará cinco Estados que fazem parte da Amazônia Legal
 (Divulgação/Faam)

Expedição terá início na próxima sexta-feira (14) e até 04/10 sobrevoará cinco Estados que fazem parte da Amazônia Legal (Divulgação/Faam)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 18h32.

São Paulo - A aeronave Faam BAE-146, do Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido (Met Office), vai sobrevoar durante três semanas a Amazônia brasileira para quantificar a emissão de gases poluentes provenientes das queimadas no bioma.

Batizado de Sambba (sigla em inglês para Análise Sul-americana de Queima de Biomassa), o projeto é uma parceria da organização britânica com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para avaliar o grau de influência das queimadas da Amazônia no aquecimento global e, também, a qualidade do ar no país.

Com participação de mais de 60 cientistas do Brasil e Reino Unido, a expedição terá início na próxima sexta-feira (14) e até 04/10 sobrevoará cinco Estados que fazem parte da Amazônia Legal: Amazonas, Mato Grosso, Pará, Acre e Rondônia.

Os meses de setembro e outubro não foram escolhidos por acaso: de acordo com o Inpe, este é o período do ano onde ocorre o auge de queimadas no bioma. Ainda segundo o Instituto, a Amazônia brasileira apresentou um aumento preocupante nos focos de incêndio em 2012. De janeiro a setembro deste ano, o bioma registrou 141.893 ocorrências, contra 50.862 no mesmo período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:VeículosTransportesClimaAviõesAmazônia

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro