Mundo

Autoridades e rebeldes pactuam trégua em bairros de Damasco

As partes pactuaram um cessar-fogo nos bairros de Al Asali e Al Qadam, no sul de Damasco


	Cidade de Homs, na Síria: pacto contém 11 pontos
 (Khaled al-Hariri/Reuters)

Cidade de Homs, na Síria: pacto contém 11 pontos (Khaled al-Hariri/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 10h15.

Beirute - As autoridades sírias e os rebeldes pactuaram um cessar-fogo nos bairros de Al Asali e Al Qadam, no sul de Damasco, para pacificá-los e permitir o retorno de seus moradores que tinham fugido pela violência, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O acordo foi alcançado entre responsáveis políticos do regime e dirigentes locais das Forças de Defesa Nacional - milícias pró-governo - e combatentes insurgentes, entre eles membros do Exército Livre Sírio (ELS).

O pacto contém 11 pontos, entre eles a cessação das hostilidades, a "limpeza" nas ruas dos destroços da batalha, a reparação das infraestruturas e a facilitação do retorno dos moradores a suas casas.

O ELS será o responsável por administrar a zona sem entregar suas armas, enquanto a presença do exército regular ficará reduzida aos postos de controle nesses distritos.

No último ano, aconteceram acordos semelhantes em áreas dos arredores de Damasco entre os dois lados, que as autoridades denominam como "reconciliações nacionais".

O número de mortos documentados e verificados no conflito armado na Síria desde março de 2011 até abril deste ano é de 191.369, quase nove mil deles crianças, segundo a ONU.

Acompanhe tudo sobre:ONUSíriaViolência política

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles