Mundo

Autores do assassinato de jornalista voltam ao tribunal

Novo julgamento sobre o assassinato do jornalista turco de origem armênia Hrant Dink terá início na terça

Protesto sobre o assassinato do jornalista Hrant Dink: jornalista foi assassinado com duas balas na cabeça em 19 de janeiro de 2007 (Mustafa Ozer/AFP)

Protesto sobre o assassinato do jornalista Hrant Dink: jornalista foi assassinado com duas balas na cabeça em 19 de janeiro de 2007 (Mustafa Ozer/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 14h13.

Istambul - O novo julgamento sobre o assassinato do jornalista turco de origem armênia Hrant Dink terá início na terça-feira, em um tribunal de Istambul, depois que o Tribunal de Cassação anulou parcialmente um veredicto anterior.

O jornalista foi assassinado com duas balas na cabeça em 19 de janeiro de 2007, em Istambul, ante a redação da Argos, uma publicação que ele dirigia. O autor dos disparos foi um jovem nacionalista de 17 anos. O crime comoveu a Turquia.

O autor do crime, Ogün Samast, menor de idade no momento dos fatos, foi condenado em julho de 2011 a 23 anos de prisão.

Em janeiro de 2012, uma segunda sentença condenou o instigador do crime, Yasin Hayal, à prisão perpétua, mas também considerou que não houve complô e absolveu outros 18 acusados.

O Tribunal de Cassação invalidou parcialmente este último veredicto em 15 de maio. Yasin Hayal e os 18 acusados que haviam sido absolvidos serão julgados novamente.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMortesTurquiaCrime

Mais de Mundo

Venezuela liberta 80 presos políticos sob pressão internacional

Irã nega uso de armas em protestos que deixaram milhares de mortos

Zelenski diz que acordo de paz está mais próximo após negociações com Rússia e EUA

Irã limita internet a 20 minutos por dia para comerciantes