Mundo

Aumento na demanda dos EUA leva petróleo a recorde

Tensão no mercado é agravada por Irã e Coréia do Norte

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Os preços do petróleo atingiram um novo recorde nesta sexta-feira (7/7), como resultado de uma forte demanda dos Estados Unidos por gasolina e de um nervosismo internacional diante dos planos nucleares do Irã.

A procura por gasolina no mercado americano aumentou em 1,4% nas últimas quatro semanas em comparação a um ano atrás, de acordo com um relatório do governo dos EUA. O dado levantou o temor de uma possível redução nos estoques do combustível no país, e fez com que os preços do barril do petróleo chegassem ao nível inédito de 75,78 dólares, 38 centavos acima do pico registrado na última quarta-feira (5/7), na New York Mercantile Exchange (Nymex), segundo o jornal britânico Financial Times.

As tensões quanto às ambições nucleares iranianas continuam pressionando o mercado. O Irã prometeu para a próxima semana uma resposta preliminar à proposta de receber um pacote de incentivos econômicos, tecnológicos e políticos em troca da interrupção das atividades de enriquecimento de urânio. A União Européia afirmou que as negociações realizadas com o país nesta semana foram construtivas.

Outro foco de preocupação é a Coréia do Norte - o governo dos Estados Unidos ainda estuda qual será sua reação ao lançamento de mísseis pelos coreanos na última quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump reitera que EUA não permitirão que China assuma controle do Canal do Panamá

Trump diz que Cuba está se aproximando da órbita dos Estados Unidos

EUA afirmam que retorno de María Corina à Venezuela pode 'atrapalhar' ajuda às vítimas de terremoto

França anuncia fim da exigência de visto para brasileiros entrarem na Guiana Francesa