Mundo

Aumento na demanda dos EUA leva petróleo a recorde

Tensão no mercado é agravada por Irã e Coréia do Norte

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Os preços do petróleo atingiram um novo recorde nesta sexta-feira (7/7), como resultado de uma forte demanda dos Estados Unidos por gasolina e de um nervosismo internacional diante dos planos nucleares do Irã.

A procura por gasolina no mercado americano aumentou em 1,4% nas últimas quatro semanas em comparação a um ano atrás, de acordo com um relatório do governo dos EUA. O dado levantou o temor de uma possível redução nos estoques do combustível no país, e fez com que os preços do barril do petróleo chegassem ao nível inédito de 75,78 dólares, 38 centavos acima do pico registrado na última quarta-feira (5/7), na New York Mercantile Exchange (Nymex), segundo o jornal britânico Financial Times.

As tensões quanto às ambições nucleares iranianas continuam pressionando o mercado. O Irã prometeu para a próxima semana uma resposta preliminar à proposta de receber um pacote de incentivos econômicos, tecnológicos e políticos em troca da interrupção das atividades de enriquecimento de urânio. A União Européia afirmou que as negociações realizadas com o país nesta semana foram construtivas.

Outro foco de preocupação é a Coréia do Norte - o governo dos Estados Unidos ainda estuda qual será sua reação ao lançamento de mísseis pelos coreanos na última quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Biden continua apresentando sintomas leves de covid-19, diz médico do presidente

Aliada de Macron é eleita presidente do Parlamento em 1º teste de forças após as eleições na França

Maduro fala em risco de 'banho de sangue' se for derrotado nas eleições da Venezuela; veja vídeo

Mais na Exame