Mundo

Atentado suicida em mesquita deixa 6 mortos no Afeganistão

Ataque ocorreu na localidade de Hassan Khel quando os fiéis trocavam a tradicional saudação pelo começo da festividade islâmica do Eid al-Adha

Afeganistão: seis pessoas, incluindo um alto comandante da Polícia, morreram neste domingo em um atentado suicida em uma mesquita na província de Baghlan (Getty Images)

Afeganistão: seis pessoas, incluindo um alto comandante da Polícia, morreram neste domingo em um atentado suicida em uma mesquita na província de Baghlan (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2011 às 08h11.

Cabul - Pelo menos seis pessoas, incluindo um alto comandante da Polícia, morreram neste domingo em um atentado suicida em uma mesquita na província de Baghlan, no norte do Afeganistão, informou o oficial de inteligência coronel Sikandar à agência de notícias local 'Pajhwok'.

O ataque ocorreu na localidade de Hassan Khel quando os fiéis trocavam a tradicional saudação pelo começo da festividade islâmica do Eid al-Adha.

O terrorista detonou a carga explosiva que levava em seu corpo, enquanto um comandante da Polícia, identificado como Abdul, abandonava a mesquita após a oração.

De acordo com esta versão, a explosão causou a morte do comandante policial e de cinco guardas de segurança, enquanto outras cinco pessoas ficaram feridas.

Já a agência de notícias afegã 'AIP', que cita fontes de segurança anônimas, elevou o número de mortos a sete.

Segundo a imprensa local, o comandante Abdul era um aliado próximo do general Rashid Dostum, antigo 'senhor da guerra' e principal referência da minoria uzbeque afegã.

O norte do Afeganistão é relativamente estável em comparação com a zona fronteiriça com o Paquistão - habitada pela etnia pashtun, própria dos talibãs -, mas a região não é imune à violência dos insurgentes, que estão presentes em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoArmasÁsiaCrises em empresasGuerrasOposição políticaTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

França inicia campanha para eleições que podem dar vitória para extrema-direta e enfraquecer Macron

Astronauta da Nasa divulga foto de São Paulo vista da Estação Espacial

Netanyahu dissolve gabinete de guerra de Israel

Proposta de Trump para isentar gorjetas de impostos pode custar R$ 1,2 trilhão aos EUA

Mais na Exame