Mundo

Atentado mata ministro e outras 7 pessoas no Paquistão

Pelo menos oito pessoas morreram, incluído um ministro regional, e outras 20 ficaram feridas após um atentado a bomba perpetrado no noroeste do Paquistão


	Atentado terrorista no Paquistão: ministro se encontrava em sua cidade natal
 (AFP/Karim Ullah)

Atentado terrorista no Paquistão: ministro se encontrava em sua cidade natal (AFP/Karim Ullah)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2013 às 13h19.

Islamabad .- Pelo menos oito pessoas morreram, incluído um ministro regional de Assuntos Parlamentares, e outras 20 ficaram feridas nesta quarta-feira após um atentado a bomba perpetrado no noroeste do Paquistão, informaram fontes policiais.

De acordo com as fontes, citadas pela emissora privada "Dawn", o ataque ocorreu no povoado de Kulachi, situado na província de Khyber Pakhtunkhwa, e que tinha como alvo o ministro Israrulá Gandapur, que faleceu na explosão.

O jornal local "Express Tribune" elevou o número de vítimas para dez e o de feridos para 30, embora não tenha revelado suas fontes.

"Após o martírio de Gandapur, Pakhtunkhwa perdeu um astuto parlamentar, um pashtun decente e um valente líder. Que descanse em paz", afirmou o político regional Afrasiab Khattak em sua página do Twitter.

O ministro se encontrava em sua cidade natal realizando a festividade muçulmana de "Eid ul Azha", na qual animais são sacrificados e a carne repartida entre familiares, vizinhos e pessoas carentes, uma lembrança ao cordeiro que Abraão degolou como sacrifício a Alá no lugar de seu próprio filho.

A província de Khyber Pakhtunkhwa, próxima às áreas tribais na fronteira com o Afeganistão, serve de refúgio para talibãs, grupos jihadistas e organizações mafiosas que operam em ambos os lados da divisa com o país vizinho.

Na última semana, o líder dos talebans no Paquistão, Hakimullah Mehsud, disse que estava "aberto a negociar" com o governo paquistanês. No entanto, na ocasião, Mehsud esclareceu que o Executivo ainda não enviou nenhum emissário para medir o terreno com a insurgência.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMortesPaquistãoViolência urbana

Mais de Mundo

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Após críticas de Trump, FBI confirma que ele foi ferido por uma bala

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Mais na Exame