Mundo

As belas razões pelas quais estas mulheres amam usar hijab

Rretrato pode contribuir para a ideia equivocada de que as muçulmanas que usam o lenço na cabeça talvez não tenham autonomia e controle sobre sua própria vida

A sous chef de confeitaria Sumaiya Bangee disse: “#HijabToMe quer dizer prender meu hijab debaixo da gola de meu avental de chef todos os dias e fazer o trabalho que é minha paixão” (Reprodução)

A sous chef de confeitaria Sumaiya Bangee disse: “#HijabToMe quer dizer prender meu hijab debaixo da gola de meu avental de chef todos os dias e fazer o trabalho que é minha paixão” (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2016 às 14h02.

São Paulo -- Recentemente o New York Times publicou um “guia” de lenços de cabeça muçulmanos. O artigo quis lançar luz sobre um conceito islâmico que promove a modéstia, mas as imagens que acompanhavam o artigo mostraram estilos de lenço específicos de alguns poucos países, e todas as silhuetas eram sem rosto.

Esse tipo de retrato pode contribuir para a ideia equivocada que algumas pessoas têm de que as muçulmanas que usam o lenço na cabeça talvez não tenham autonomia e controle sobre sua própria vida.

No clima político de hoje, o lenço de cabeça tornou-se mais que um simples símbolo espiritual de modéstia. Em dado momento, as mulheres que trabalhavam em cargos do governo na Turquia foram proibidas de usar o lenço.

Na França, o niqab – uma versão do lenço que cobre o rosto – é proibido. No campo do contraterrorismo, alguns enxergam o lenço de cabeça como manifestação de extremismo. E, à medida que cresce o número de ataques islamófobos nos Estados Unidos, cresce o medo das mulheres muçulmanas, especialmente as que usam o hijab, de se tornarem vítimas de violência.

Diante disso, o Huffington Post convidou mulheres de toda parte na Internet a mostrar como o hijab pode ser belo e diverso, usando o hashtag #HijabToMe (“o que é hijab é para mim”). Ao mostrar as muitas maneiras distintas que as mulheres optam por amarrar o hijab e os significados diversos que ele assume para elas, esperamos oferecer aos leitores um vislumbre da diversidade das muçulmanas que usam o lenço.

As muçulmanas foram convidadas a postar uma foto delas e uma descrição resumida do que o uso do hijab significa para elas.

Veja as imagens e participe da conversa na seção de comentários, abaixo, usando o hashtag #HijabToMe.

#HijabToMe Sou a favor da escolha. Defendo o direito da mulher com ou sem véu à autonomia sobre seu corpo. E os homens precisam recuar.

Escrevo para apoiar o #HijabtoMe do @huffingtonpost por sua iniciativa maravilhosa de apresentar a diversidade do hijab. Para mim o hijab reflete a identidade pessoal, e não onde você se posiciona em sua religião. Eu adoro laços e o que eles parecem, então incluí laços em meu hijab, e hoje meu estilo de usar o hijab reflete parte do que eu sou. O hijab nunca é sinal de opressão, ignorância ou ficar na sombra da sociedade. Sou engenheira com mestrado, professora numa universidade, instrutora certificada de ioga, modelo ocasional e dançarina de salsa. Nunca senti que meu hijab me impede de fazer alguma coisa que eu queira. A liberdade está toda no coração e na cabeça, não no corpo. Não somos constritas pelo hijab, mas pelo conceito das pessoas de como deve ser a aparência e o modo de agir de uma mulher que usa hijab. Já viajei para a maior parte do mundo e sempre fiquei espantada ao ver como a beleza pode ser tão diversa, assumindo todas as formas possíveis. E as meninas muçulmanas não são diferentes. Cada mulher de hijab tem um recado a passar para o mundo, que ela transmite pelo jeito que usa o hijab. Assim, vamos deixar que cada menina escreva sua mensagem com seu próprio pincel singular!

#hijabtome é ter a liberdade de viver e me expressar do meu jeito, ao mesmo tempo em que conservo minhas crenças e meus valores. O hijab também me permite combater os estereótipos negativos que estão presentes em toda parte na mídia neste ambiente de islamofobia. #hijabtome é também um sinal de força e obriga as pessoas a me enxergar como o que sou, e não segundo qualquer padrão irreal de beleza seja idolatrado no momento.

Acompanhe tudo sobre:Direitos HumanosIslamismoMuçulmanos

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h