Mundo

Argentina: Massa eleva pressão sobre petroleiras diante de crise de abastecimento de combustíveis

Candidato à Presidência afirmou que se o abastecimento não for resolvido até a meia-noite de terça, as empresas não poderão embarcar navios de exportação

Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa (Tomas Cuesta/Getty Images)

Ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa (Tomas Cuesta/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 30 de outubro de 2023 às 15h19.

Última atualização em 30 de outubro de 2023 às 15h49.

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, alertou as petroleiras do país de que o abastecimento de combustíveis nos postos deve ser resolvido até à meia-noite da terça-feira, 31.

Em coletiva de imprensa, o também candidato à presidência afirmou que, se o abastecimento não for resolvido até este prazo a partir de quarta-feira, as empresas não poderão embarcar navios de exportação.

"O petróleo argentino é para os argentinos", afirmou. "Vou defender o abastecimento interno, vou defender o consumo dos argentinos", disse Massa.

O ministro afirmou que o setor de petróleo da Argentina está batendo recordes de produção, e que, após o primeiro turno das eleições, algumas empresas decidiram estocar sua produção, levando em conta uma desvalorização do peso.

"Esperavam uma alta entre 20% e 40% dos preços, e decidiram guardar a produção", afirmou o ministro. "O setor de petróleo argentino é um dos que mais crescem no mundo. Tem um câmbio especial, cortes de impostos e preços congelados", disse.

Um dia após as eleições, os preços da gasolina e do diesel nas bombas da empresa estatal YPF aumentaram 3%, apesar de um acordo de congelamento de preços que as petroleiras têm com o governo.

O resultado foi um desabastecimento de combustíveis no interior do país, principalmente no norte.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaCombustíveisGasolina

Mais de Mundo

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha