Mundo

Argentina e Paraguai vão unir forças para combater pobreza

Os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e Argentina, Cristina Kirchner, se comprometeram a estreitar os laços entre seus países e a lutar contra a pobreza


	A presidente da Argentina, Cristina Kirchner: Cristina elogiou o fato de Cartes querer ser "o presidente de um país que não exporta mais pobreza"
 (AFP)

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner: Cristina elogiou o fato de Cartes querer ser "o presidente de um país que não exporta mais pobreza" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2013 às 14h57.

Buenos Aires - Os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e Argentina, Cristina Kirchner, se comprometeram nesta terça-feira a estreitar os laços entre seus países e a lutar contra a pobreza, no primeiro encontro oficial desde a posse do líder paraguaio.

Em uma breve declaração à imprensa após uma reunião na Casa Rosada, Cartes e Cristina destacaram as boas relações e os "muitos sonhos" que os países compartilham. "Nos unem dois rios e mais de um milhão de paraguaios que encontraram aqui o que não encontraram em seu país. Como a luta contra a pobreza", disse o presidente do Paraguai.

"Por isso quero ser um presidente que retribua a forma como Cristina vê ao Paraguai. Quero seguir sendo uma ferramenta para que não façamos só o que Deus não nos permitir", acrescentou Cartes.

Cristina destacou o "compromisso com o combate à pobreza" e elogiou o fato de Cartes querer ser "o presidente de um país que não exporta mais pobreza".

Após o encontro privado, os líderes almoçaram juntos no Museu do Bicentenário.

Na agenda do encontro, Cartes e Cristina vão tratar, entre outros assuntos, das medidas necessárias para avançar no desenvolvimento econômico e social em regiões de fronteira e as obras comuns de infraestrutura, assim como a evolução do processo de integração regional.

Desde a cassação de Fernando Lugo da presidência, em junho de 2012, e até a eleição de Cartes, no último dia 15, o Paraguai esteve suspenso da Unasul e do Mercosul, período em que teve constantes atritos com a Argentina e outros países parceiros nos blocos regionais.

Cartes viajou pela primeira vez ao exterior como presidente na uma cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) celebrada no Suriname em agosto e que não contou com a participação de Cristina.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaParaguaiPobrezaUnasul

Mais de Mundo

Tailândia anuncia que se juntará ao Brics como Estado associado em 1º de janeiro

Mediadores querem fechar acordo de trégua em Gaza antes da posse de Trump

Governo da Alemanha acusa Musk de tentar interferir em eleições do país