Mundo

Arcelor rejeita oferta da Mittal e recomenda união com russa

Diretoria da européia acredita que a proposta da rival "subestima a companhia", e declarou preferir plano de fusão com a Severstal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A Arcelor anunciou nesta segunda-feira (12/6) que sua diretoria rejeitou a oferta revisada de compra da companhia feita pela Mittal Steel, por 33 bilhões de dólares, e recomendou uma fusão com a siderúrgica russa Severstal.

No entanto, a Arcelor, sediada em Luxemburgo, afirmou que a operação com a Severstal não exclui a possibilidade de negociação com a Mittal, e as duas companhias devem se encontrar para explorar possibilidades de acordo. Há muito resistindo à proposta da siderúrgica rival, a Arcelor afirma que a atual proposta da Mittal é "inadequada porque subestima a companhia", e classificou a transação com a Severstal como "uma alternativa mais atraente de uma perspectiva estratégica, social e financeira", de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal.

O projeto de união com a Severstal, apresentado no mês passado, prevê que o principal acionista da siderúrgica russa, Alexei Mordashov, ficará com cerca de 32% da companhia resultante da fusão. O futuro da Arcelor está agora nas mãos dos acionistas, que se reúnem neste mês para votar se aprovam a proposta da Mittal ou um plano de união com a Severstal.

Na semana passada, representantes da Arcelor e da Mittal se reuniram para discutir a possibilidade de um acordo, mas, segundo a européia, o encontro mostrou a diferença entre as estratégias das duas companhias - enquanto a primeira se concentra em aumentar suas margens de rentabilidade, a Mittal prefere se focar em ganho de volume.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump