Mundo

Arcelor rejeita oferta da Mittal e recomenda união com russa

Diretoria da européia acredita que a proposta da rival "subestima a companhia", e declarou preferir plano de fusão com a Severstal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A Arcelor anunciou nesta segunda-feira (12/6) que sua diretoria rejeitou a oferta revisada de compra da companhia feita pela Mittal Steel, por 33 bilhões de dólares, e recomendou uma fusão com a siderúrgica russa Severstal.

No entanto, a Arcelor, sediada em Luxemburgo, afirmou que a operação com a Severstal não exclui a possibilidade de negociação com a Mittal, e as duas companhias devem se encontrar para explorar possibilidades de acordo. Há muito resistindo à proposta da siderúrgica rival, a Arcelor afirma que a atual proposta da Mittal é "inadequada porque subestima a companhia", e classificou a transação com a Severstal como "uma alternativa mais atraente de uma perspectiva estratégica, social e financeira", de acordo com o jornal americano The Wall Street Journal.

O projeto de união com a Severstal, apresentado no mês passado, prevê que o principal acionista da siderúrgica russa, Alexei Mordashov, ficará com cerca de 32% da companhia resultante da fusão. O futuro da Arcelor está agora nas mãos dos acionistas, que se reúnem neste mês para votar se aprovam a proposta da Mittal ou um plano de união com a Severstal.

Na semana passada, representantes da Arcelor e da Mittal se reuniram para discutir a possibilidade de um acordo, mas, segundo a européia, o encontro mostrou a diferença entre as estratégias das duas companhias - enquanto a primeira se concentra em aumentar suas margens de rentabilidade, a Mittal prefere se focar em ganho de volume.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Gonzáles Urrutia, opositor de Nicolás Maduro, deixa Venezuela e busca asilo na Espanha

Governo de Milei rejeita decisão da Venezuela de revogar representação brasileira na embaixada

Mujica passa por procedimento cirúrgico ligado a efeitos colaterais de radioterapia

Brasil afirma só vai deixar embaixada da Argentina na Venezuela após escolha de país substituto

Mais na Exame