Mundo

Após serem libertados, engenheiros chegam a Altamira

Funcionários da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, estavam detidos por índios em aldeia no Pará

Foto aérea mostra desmatamento em Altamira para construção da hidrelétrica: engenheiros da Norte Energia chegaram à cidade após serem libertados por índios (Mario Tama/Getty Images)

Foto aérea mostra desmatamento em Altamira para construção da hidrelétrica: engenheiros da Norte Energia chegaram à cidade após serem libertados por índios (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de julho de 2012 às 14h01.

Brasília – Acabam de chegar a Altamira (PA) os dois engenheiros da Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que, desde a última terça feira (24), estavam detidos por índios das etnias Juruna e Arara na Aldeia Maratu, no estado.

De acordo com a Norte Energia, os índios decidiram libertá-los ontem (26), após serem informados por rádio de que, em conversa entre as partes e um representante do Ministério Público Federal, em Altamira, foi garantida nova reunião entre líderes indígenas e funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da empresa. A previsão é que esse encontro ocorra nas próximas horas. No grupo que acaba de chegar ao Porto de Altamira, também há índios que deverão participar da reunião.

A Norte Energia confirmou à Agência Brasil que, na carta enviada pelos líderes indígenas, ainda não divulgada, consta a cobrança de execução de algumas obras compensatórias. A empresa acrescenta que, segundo informações da Funai, os reféns foram bem tratados e bem alimentados, e não houve violência.

A empresa estuda a possibilidade de entrar na Justiça contra os índios, mas isso só será decidido pela área jurídica, após ouvir os funcionários. Os dois engenheiros e o técnico terceirizado foram detidos pelos índios quando iam apresentar o plano da empresa para a transposição do Rio Xingu. O técnico foi libertado ontem, depois de passar por uma crise nervosa.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaIndígenasParáUsinas

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame