Mundo

Apoiadores e críticos de Trump se enfrentam perto de comício

"Iremos construir o muro, nem se preocupem com isso", disse ele de polegares para cima a apoiadores que gritavam "construa o muro


	Trump: os protestos se tornaram comuns nas proximidades de comícios de Trump, que vem polarizando opiniões com sua retórica sobre a imigração ilegal
 (Jake Parrish / Reuters)

Trump: os protestos se tornaram comuns nas proximidades de comícios de Trump, que vem polarizando opiniões com sua retórica sobre a imigração ilegal (Jake Parrish / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2016 às 09h22.

Apoiadores e críticos do provável candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump entraram em choque na quinta-feira antes e depois do magnata discursar em um comício na cidade de San José, na Califórnia.

Vídeos publicados no Twitter e na Internet pela mídia local e nacional mostraram enfrentamentos na rua diante do Centro de Convenções de San José, onde os manifestantes trocaram socos entre si.

Centenas deles acenavam com bandeiras do México, entoavam slogans anti-Trump e queimavam chapéus com o logo de Trump e pelo menos uma bandeira dos Estados Unidos do lado de fora do evento de campanha, no qual Trump, para alegria de seus apoiadores, prometeu impedir a entrada de drogas ilícitas nos EUA vindas do sul, erguer um muro na fronteira com o México e fazer o vizinho pagar a conta.

"Iremos construir o muro, nem se preocupem com isso", disse ele de polegares para cima a apoiadores que gritavam "construa o muro".

Os protestos se tornaram comuns nas proximidades de comícios de Trump, que vem polarizando opiniões com sua retórica sobre a imigração ilegal. Ele abandonou um comício em Chicago em março depois de confrontos entre seus entusiastas e aqueles que o repudiam.

"A violência contra os apoiadores de qualquer candidato não tem lugar nesta eleição", escreveu John Podesta, chefe de campanha da pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton, no Twitter em reação aos confrontos.

Imagens também mostraram uma mulher vestida com um suéter da campanha de Trumprecebendo uma chuva de ovos e outros alimentos quando chegava ao comício, e em outro vídeo um apoiador do bilionário é visto sangrando do lado da cabeça.

A polícia também é vista em filmagens tentando dispersar a multidão. Membros da tropa dechoque das polícia formaram filas para controlar o público e levaram ao menos um manifestante sob custódia.

Não ficou claro se alguém foi preso, já que nenhum policial de San José estava disponível para comentar.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetEstados Unidos (EUA)InternetPaíses ricosRedes sociaisTwitter

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame