Mundo

Apagão não é um fenômeno brasileiro, diz Edison Lobão

Ministro de Minas e Energia participou nesta segunda do EXAME Fórum Energia, em São Paulo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante o EXAME Fórum (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante o EXAME Fórum (Egberto Nogueira/imafortogaleria)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 10h12.

São Paulo – Hoje, o sistema elétrico brasileiro é bom, é sólido, afirmou na manhã desta segunda o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante o EXAME Fórum Energia, que reuniu estudiosos, representantes do governo e empresários do setor em São Paulo.

Lobão iniciou seu discurso dizendo que “apagão não é um fenômeno brasileiro”. Em 2010, o país ficou, ao todo, 18 horas no escuro. “Ontem, quando cheguei em casa á noite, estava passando um filme na TV baseado em fatos reais sobre um apagão que atingiu todo o leste dos Estados Unidos e parte do Canadá. Nova York ficou sem luz por quase cinco dias”, contou.

Segundo o ministro, vários governos do mundo têm curiosidade sobre as soluções energéticas adotadas no Brasil, embora "aqui só tem críticas". Lobão destacou que durante a interrupção temporária de energia que atingiu 18 estados no Brasil, em 2009, o governo foi muito criticado. “O problema afetou mais o Rio de Janeiro e São Paulo, mas no noticiário, era como se todo o país tivesse ficado no escuro por um dia inteiro”.

Após a interrupção no fornecimento de energia, segundo Lobão, uma associação americana que reúne 300 mil especialistas do setor, mandou um email perguntando sobre a rapidez com que o Brasil saiu do problema. “Enquanto técnicos, especialistas nos congratulavam, nós éramos repreendidos aqui”, afirmou Lobão.

Geração de energia limpa

O ministro também falou de geração de energia renovável e sobre a diversificação das fontes de produção. Segundo Lobão, diferentemente de outros países desenvolvidos ou em desenvolvimento, o Brasil promove a expansão das fontes limpas e renováveis. Dispomos de todas as fontes primárias de energia. “A geração de energia elétrica é responsável por apenas 2% das emissões de gases efeito estufa do Brasil, menos do que é emitido pelo gado bovino", afirmou. Em 2010, as fontes renováveis responderam por mais de 80% da energia gerada.

Acompanhe tudo sobre:EXAME Fórumeventos-exameTarifas

Mais de Mundo

Partido de Honduras rejeita eleições e acusa interferência dos EUA

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE