Mundo

Aneel reajusta tarifas de energia em Goiás

Aneel aprovou também reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício


	Linhas de transmissão de energia: Aneel aprovou reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício e para as indústrias, o aumento será 11,22%
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: Aneel aprovou reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício e para as indústrias, o aumento será 11,22% (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 19h24.

Brasília – Os consumidores residenciais atendidos pela concessionária de energia Celg Distribuição pagarão 0,98% a menos pela conta de luz a partir da próxima quinta-feira (12).

O índice da revisão tarifária periódica da empresa foi definido hoje (5) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As indústrias atendidas pela Celg terão aumento de 10% no preço da energia. A distribuidora atende 2,5 milhões de unidades consumidoras localizadas em 237 municípios de Goiás.

A Aneel aprovou também reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício. Para as indústrias, o aumento será 11,22%, também a partir de quinta-feira (12). A distribuidora atende 32 mil unidades consumidoras localizadas em nove municípios de Goiás.

Os processos de revisão e reajuste tarifário aplicados pela Aneel são diferentes. A revisão das tarifas é feita, em média, a cada quatro anos, de acordo com o contrato de concessão de cada empresa, e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Por isso, pode haver aumento ou redução da tarifa. O reajuste é anual e é calculado de acordo com a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período. Quando a distribuidora passa pelo processo de revisão tarifária, não se aplica o reajuste anual previsto nos contratos.

Acompanhe tudo sobre:AneelReajustes de preçosSalários

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia