Mundo

Amorim diz que libertação de Shalit é um passo importante

O ministro da Defesa, porém, não quis pronunciar-se sobre a possibilidade de que o Brasil receba alguns presos palestinos dos 1.027 que serão libertados por Israel

O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim: "todo movimento como este, como a libertação de um soldado israelense, é um bom presságio para o futuro" (Miguel Medina/AFP)

O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim: "todo movimento como este, como a libertação de um soldado israelense, é um bom presságio para o futuro" (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 14h50.

Paris - O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira, em Paris, que a recente libertação do soldado israelense Gilad Shalit, prisioneiro do Hamas desde 2006, "é um bom presságio para o futuro".

"Todo movimento como este, como a libertação de um soldado israelense, é um bom presságio para o futuro", respondeu Amorim em coletiva de imprensa conjunta com seu colega francês, Gérard Longuet.

"Este é um passo importante", afirmou Amorim que não quis pronunciar-se sobre a possibilidade de que o Brasil receba alguns presos palestinos dos 1.027 que serão libertados por Israel, e dos quais 477 recobraram a liberdade nesta terça-feira.

"Isso corresponde ao ministério das Relações Exteriores", enfatizou, recordando não pertencer mais a esta pasta.

O ministro, no entanto, recordou que o "Brasil tem uma posição favorável ao reconhecimento do Estado palestino".

O soldado israelense Gilad Shalit, prisioneiro do Hamas em Gaza há mais de cinco anos, foi libertado nesta terça-feira graças a um acordo de troca por 477 prisioneiros palestinos e já está em Israel, informou o segundo canal de televisão privado do país.

Ao mesmo tempo, um comboio de ônibus com os prisioneiros palestinos que devem ser liberados chegou à passagem de fronteira de Rafah nesta terça-feira, ao mesmo tempo que a televisão egípcia exibia as primeiras imagens do soldado israelense.

Acompanhe tudo sobre:Celso AmorimConflito árabe-israelenseMinistério da DefesaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia