Mundo

Alemanha sobe nível de alerta para viajantes

O governo alemão aumentou nível das advertências aos viajantes com destino a países árabes, africanos ou asiáticos devido risco de atentados


	Jihadista do Estado Islâmico agita a faca momentos antes de executar jornalista
 (Ho/AFP)

Jihadista do Estado Islâmico agita a faca momentos antes de executar jornalista (Ho/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2014 às 14h21.

Berlim - O governo da Alemanha aumentou nesta sexta-feira o nível das advertências aos viajantes com destino a países árabes, africanos ou asiáticos devido ao "alto risco" de atentados por parte do Estado Islâmico (EI) e grupos em sintonia com os jihadistas.

Fontes do Ministério alemão de Relações Exteriores informaram sobre as mudanças feitas nos alertas aos cidadãos que se encontram nos países citados, onde é considerado um crescente risco de sequestro pelo EI ou por outras organizações.

No que diz respeito à Alemanha, o Ministério do Interior especificou que existe uma situação de "alto risco abstrato" de atentado, embora não haja indícios concretos de preparativos de incidentes desse tipo no país.

Segundo uma representante, o perigo pode "se concretizar em um ataque de qualquer tipo e em qualquer lugar", sem que se disponha de informações precisas sobre a existência dessa trama ou de seus autores.

A fonte também confirmou que o serviço secreto alemão tem ciência que cerca de 450 militantes ou simpatizantes do Estado Islâmico abandonaram a Alemanha para se unirem à luta.

Investigações apontam que aproximadamente a metade dos emigrantes tem passaporte alemão, enquanto o resto apenas residia no país. Calcula-se que 120 deles podem ter retornado à Alemanha após passarem por treinamento nesses países.

O Ministério alemão do Interior estuda diferentes fórmulas para registrar os passaportes e carteiras de identidade de indivíduos classificados como jihadistas ou simpatizantes do EI.

O objetivo é facilitar a identificação das pessoas que saírem da Alemanha ou de outros países europeus rumo ao Iraque ou à Síria.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAtaques terroristasEstado IslâmicoEuropaOriente MédioPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Lula e Biden dizem que situação na Venezuela é momento crítico para o hemisfério

Peru reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, diz chanceler

Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é 'inaceitável'

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Mais na Exame